Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAGA, R.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095691947330556pt_BR
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.-
dc.contributor.advisor1IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Adail Marcos Lima da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A.M.L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279984424355361pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, V.M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.description.resumoO aumento extraordinário do volume de produção e consumo de bens, ocasionado pelo avanço tecnológico dos processos produtivos industriais, requeria uma maior exploração dos recursos naturais em larga escala, sem a preocupação com a adequação do descarte dos resíduos da produção para atender a demanda. Ao longo dos anos, porém o conceito Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Ambiental têm ganhado força e apoio. A sociedade, assim como o mercado e o governo têm exercido pressões através de leis, normas, encontros, conferências, entre outros meios, e assim têm feito com que o meio empresarial adotasse cada vez mais os conceitos, os princípios e os modelos de gestão ambiental. É fato que as grandes empresas estejam perfeitamente familiarizadas com essas pressões e com a importância do desenvolvimento sustentável, mas as micro empresas têm procurado se adaptar com o objetivo de permanência no mercado e diferenciação. Neste sentido, este estudo objetivou principalmente a identificação da percepção que os gestores de empresas do setor de lavagem de automóveis quanto à aplicação de práticas sustentáveis em seus negócios. Para atingir este objetivo, utilizou-se pesquisa descritiva, lançando mão do método pesquisa de campo. Dados obtidos através de uma entrevista semi-estruturada com gestores de 20 lava-jatos de Campina Grande foram utilizados no intuito de identificar o perfil das empresas, as práticas sustentáveis que as empresas adotam, bem como seus benefícios e suas dificuldades de aplicação. Como resultado, percebeu-se que o setor ainda tem muito a evoluir no diz respeito a consciência ambiental, necessitando de melhorias em aspectos controlados pelas empresas e pelo órgão fiscal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas sustentáveis: um estudo em empresas do setor de lava-jatos em Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2012-12-
dc.description.abstractThe extraordinary increase in the volume of production and consumption of goods, caused by the technological advance of industrial processes, required a greater exploitation of natural resources on a large scale, without worrying about the suitability of the disposal of waste production to meet demand. Over the years, however the concept of Sustainable Development and Environmental Management have gained strength and support. The society, as well as market and government have exerted pressure through laws, rules, meetings, conferences, among other means, and thus have caused the business increasingly adopt the concepts, principles and models of environmental management . It is fact that big companies are perfectly familiar with these pressures and the importance of sustainable development, but the micro enterprises have to adapt in order to stay in the market and differentiation. Therefore, this study aimed primarily to identify the perception that managers of companies from the car wash on the implementation of sustainable practices in their businesses. To achieve this goal, we used descriptive research, making use of the method field research. Data obtained through a semi-structured interview with managers of 20 car washes Campina Grande were used in order to identify the profile of companies, sustainable practices that companies adopt, as well as its benefits and difficulties of application. As a result, it was realized that the industry still has a lot to improve in regards to environmental consciousness, requiring improvements in areas controlled by business and the tax agency.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6093-
dc.date.accessioned2019-08-21T21:19:29Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T21:19:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectLava-jatospt_BR
dc.subjectCampina Grandept_BR
dc.subjectSustainable practicespt_BR
dc.subjectCar washpt_BR
dc.subjectCampina Grandept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Rafaela Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSustainable Practices: A study of companies in the car washes in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Rafaela Souza. Práticas sustentáveis: um estudo em empresas do setor de lava-jatos em Campina Grande. 2012. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6093pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA SOUZA BRAGA- RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfRafaela Souza Braga - Relatório de Estágio Administração CH 2012627.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.