Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6104
Title: Uso de novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como recursos didáticos: a perspectiva dos professores de sociologia do ensino público do cariri paraibano.
Other Titles: Use of new information and communication technologies (NTIC) as didactic resources: the perspective of sociology teachers of public education of cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Eleordano Bruno de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GARCIA JUNIOR, Emilson Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Rodolpho Rafael de Oliveira.
Keywords: Ensino de Sociologia;Novas tecnologias da informação e comunicação;Recursos didáticos;Professores de sociologia;Sociology Teaching;New information and communication technologies;Didactic resources;Sociology teachers
Issue Date: Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Eleordano Bruno de Medeiros. Uso de novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como recursos didáticos: a perspectiva dos professores de sociologia do ensino público do cariri paraibano. 2018. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6104
???metadata.dc.description.resumo???: No decorrer da história, o desenvolvimento tecnológico sempre transformou a sociedade, e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos, sobretudo desde o seu surgimento, na metade da década de 1970 no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional. Ao trazer esse tema para o contexto nacional, especialmente mostrando a realidade de uma localidade nordestina do cariri paraibano, o presente estudo trará questões e apresentará a correlação entre a Educação e o acesso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Buscando responder fundamentalmente a seguinte questão: Quais contribuições essas tecnologias trazem para o processo de ensino-aprendizagem da Sociologia? Assim também a outras que surgiram no decorrer da pesquisa, como: Quais os desafios enfrentados no fazer pedagógico dos professores para aplicação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula? Qual a dinâmica de planejamento adotada pela equipe pedagógica junto aos docentes para viabilizar o uso das NTICs na sala de aula? Como os professores se situam em suas práticas, interagem e se portam com seus alunos nos momentos de aplicação dos conteúdos com o uso das NTICs? De forma que ao analisar esta realidade, com base em conceitos como “Cibercultura”, “Educomunicação”, entre outros, seja possível repensar o uso das NTICs como ferramenta auxiliar no desenvolvimento da prática pedagógica da educação básica pública, sobretudo na disciplina de Sociologia. Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e observações, levando em conta que na pesquisa qualitativa estuda-se um determinado fenômeno no seu contexto natural relacionado ao seu objeto (Günther, 2006), objeto este que são os professores de Sociologia do ensino médio de três escolas públicas do cariri paraibano (Sumé, Monteiro e Serra Branca), quanto a análise dos dados coletados, foi definido como método a análise de discurso. Desta forma, essa pesquisa buscará apontar as NTICs em sala de aula como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, assim como as dinâmicas que fazem parte da prática docente com o uso dessas tecnologias, abordando também os processos de formação continuada, que tiveram relevância nas vidas pessoais e profissionais destes professores.
Abstract: Throughout history, technological development has always transformed society, and New Information and Communication Technologies (NICTs) play an increasingly important role in communicating, learning and living, especially since its inception in the middle of the decade of 1970 in the context of the Third Industrial Revolution and Information Revolution. In bringing this theme to the national context, especially showing the reality of a Northeastern region of the Paraíbacariri, the present study will raise questions and present the correlation between Education and access to New Technologies of Information and Communication (NTICs). Seeking to answer fundamentally the following question: What contributions do these technologies bring to the teaching-learning process of Sociology? As well as to others that have emerged during the research, such as: What are the challenges faced in the pedagogical make of teachers to apply the New Technologies of Information and Communication in the classroom? What is the planning dynamics adopted by the pedagogical team with the teachers to enable the use of NICTs in the classroom? How do teachers place themselves in their practices, interact and behave with their students in the moments of application of the contents with the use of NICTs? So, when analyzing this reality, based on concepts such as "Cibercultura", "Educommunication", among others, it is possible to rethink the use of ICTs as an auxiliary tool in the development of the pedagogical practice of public basic education, especially in Sociology. Methodologically, it brings a qualitative approach and as instruments of data collection were used questionnaires, interviews and observations, taking into account that in the qualitative research a certain phenomenon is studied in its natural context related to its object (Günther, 2006), this object who are the professors of Sociology of the high school of three public schools of the Paraíbacariri (Sumé, Monteiro and Serra Branca), as well as the analysis of the collected data, discourse analysis was defined as method. In this way, this research will seek to point the NICTs in the classroom as auxiliary tools in the teaching-learning process, as well as the dynamics that are part of the teaching practice with the use of these technologies, also addressing the processes of continuous training, which had relevance in the personal and professional lives of these teachers.
Keywords: Ensino de Sociologia
Novas tecnologias da informação e comunicação
Recursos didáticos
Professores de sociologia
Sociology Teaching
New information and communication technologies
Didactic resources
Sociology teachers
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6104
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELEORDANO BRUNO DE MEDEIROS SOARES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdfEleordano Bruno de Medeiros Soares - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2018. 934.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.