Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
Title: As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
Other Titles: The contributions of the institutional teaching initiation scholarship program to high school students.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Alanny Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Melânea Nóbrega de.
Keywords: Educação;Ensino Médio;Sociologia;PIBID;Education;High school;Sociology;PIBID
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Allany Araújo de. As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio. 2013. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB, no cariri paraibano, onde o Subprojeto PIBID/SOCIOLOGIA atua desde o ano de 2010 em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). A finalidade dessa pesquisa é mostrar a importância do PIBID para o Ensino Médio, buscando entender se este contribui para o aprendizado dos alunos e, por conseguinte, para a consolidação da Sociologia enquanto disciplina escolar. O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de análise de conteúdo, cujo procedimento para coleta de dados foi o questionário que consiste de 02 (duas) perguntas fechadas e 12 (doze) perguntas abertas. Optamos por aplicá-lo somente nas turmas do 3º ano, pelo fato dos alunos já estarem na fase final da Educação Básica e terem estudado a disciplina nos dois anos anteriores, além de conhecerem a atuação do PIBID há mais tempo que os alunos das turmas de 1° e 2° ano. Os dados obtidos na pesquisa nos mostram que o referido programa contribui de forma significante para o aprendizado dos alunos, destacando-se através do cinema e da literatura, que são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, então, que esta pesquisa é de suma importância para o desenvolvimento do PIBID, pois é através da mesma que os futuros docentes, juntamente com a professora da disciplina, podem refletir sobre suas práticas na sala de aula, a fim de reavaliá-las e reelaborá-las. É nesse sentido que pretendemos contribuir para o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia, sobretudo para a formação dos alunos da Educação Básica.
Abstract: The present research was realized in the Elementary and High School Professor José Gonçalves de Queiroz, located in the city of Sumé-PB, in the region of Cariri, in Paraíba, where the PIBID/SOCIOLOGY Subproject acts since the year of 2010 in partnership with the Federal University from Campina Grande (FUCG), Center for Sustainable Development of Semi-Arid (CSDA). The purpose of this research is to show the importance of PIBID for High School, seeking to understand whether it contributes to the students‟ learning and, consequently, to the consolidation of Sociology as a school discipline. The present study is about a qualitative approach with use of the content analysis technique, whose procedure for data collection was the questionnaire, which consists on 02 (two) choice questions and 12 (twelve) open questions. We have chosen to apply it only in the 3rd year classes, because of the fact that the students are already in the final stage of Basic Education and have already studied the discipline in the two previous years, besides knowing PIBID‟s proceeding for longer than the students from 1st and 2nd years. The data obtained in the research show us that the referred program contributes in a relevant way to the students‟ learning, standing out through cinema and literature, that present fundamental importance to the teaching-learning process. We have concluded, then, that this research has a paramount importance for the development of PIBID, because through it, the future teachers, along with the teacher of the discipline, may reflect on their in class practices, aiming to reassess and rework them. It is in this sense that we intend to contribute for the process of teaching and learning in the discipline of Sociology, mainly for the formation of Basic Education students.
Keywords: Educação
Ensino Médio
Sociologia
PIBID
Education
High school
Sociology
PIBID
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNY ARAÚJO DE SOUZA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2013..pdfAlanny Araújo de Souza - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 484.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.