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dc.creator.IDROCHA, E. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629734156301368pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Pablo Thiago Correia.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.rocha-
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é investigar a representação social sobre Cidadania dos alunos do Ensino Médio e identificar a prática utilizada pelos alunos para a efetuação da mesma. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória, o estudo é comparativo, a coleta dos dados se desenvolveu através de aplicação de questionário de auto-aplicação com perguntas abertas e fechadas. O local de estudo foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, situada em Sumé-Pb. A amostra compõe discentes seriados em 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Inovador, sendo coletada a amostragem em (01) turma de cada série. Como resultado da pesquisa, percebemos que as amostras apresentaram controvérsia no significado e entendimento do conceito, mesmo assim, a cidadania é considerada de fundamental importância para todos e essencial para manutenção da sociedade civil. Apesar disso, os entrevistados demonstram de forma geral um desentendimento do que a cidadania representa e quais os princípios fundamentais que envolvem a participação civil, bem como, quais ações correspondem a estes princípios. Além, dos alunos não terem ciência de como e através de que se tornam cidadãos, do mesmo modo, que os alunos não participam nem mostram interesse de participarem de movimentos sociais. Os resultados alcançados desvendam um campo de estudo ainda pouco explorado e, portanto, torna-se importante para a própria Educação, ao passo que permite ao aluno e unidade educacional uma maior representação do ensino, especialmente da disciplina de Sociologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePráticas de cidadania entre os alunos do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2013-10-01-
dc.description.abstractThe present study is a qualitative research whose goal is to investigate the social representation of citizenship by high school students and to identify the practice used by them for accomplishing it. The methodological procedure was the exploratory one; the study is a comparative one and the data collection was developed through an auto apply questionnaire with open and closed questions. The study was carried out at the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz, located in Sumé-PB. The sample is composed of regular students from 1st, 2nd and 3rd year of Innovator High School, having the sampling collected in one group from each series. As a result of the research, it was realized that the samples showed controversy in meaning and understanding of the citizenship concept, even so, citizenship is considered fundamentally for everyone and essential for the maintenance of civil society. Nevertheless, respondents generally demonstrated an incomprehension about what citizenship represents and which are the core principles involving civil participation, as well as what actions correspond to these principles. Besides the students do not know how and through which means they become citizens likewise they do not participate or show interest in participating in social movements. The achieved results reveal a field of study still underexplored, therefore it becomes important for education itself, since it allows the student and the educational unit to have a greater representation of teaching, especially the Sociology subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6107-
dc.date.accessioned2019-08-22T20:26:09Z-
dc.date.available2019-08-22-
dc.date.available2019-08-22T20:26:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDireito e Cidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectLaw and Citizenshippt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Eloísa Carla da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCitizenship practices among high school students.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Eloísa Carla da Silva. Práticas de cidadania entre os alunos do ensino médio. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6107pt_BR
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