Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1201258778313967pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CUNHA, Fernando Antônio Portela.
dc.contributor.advisor-co1IDCUNHA, F. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3527352218191692pt_BR
dc.contributor.referee1LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumoO vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleVídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2018-12-20
dc.description.abstractThe didactic video has enabled wide dimensions in the construction of knowledge within the educational process in the school reality. Its language allows for an easier understanding, where the teaching of chemistry needs to be passed on in a more specific way in some contents that need to be based on the student's imagination, particularity of the same to promote an assimilation. Thus, this research has as general objective to investigate the use of didactic videos used in the teaching of Chemistry as a differentiated methodology of traditional teaching. And as specific objectives analyze the production of didactic video as alternative methodology in the educational process and its advantages and disadvantages. For that, a case study was carried out, in which the said strategy was adopted by (4) high school teachers from public schools: E.E.E. M Prof. Manoel Mangueira Lima and E.E.E. M Cristiano Cartaxo and with (16) students and the professor of the discipline of Analytical Chemistry of the course of graduation in chemistry at the CFP / UFCG Campus Cajazeiras-PB, being made analyzes from the application of questionnaires on didactic experience related to the use of videos as a didactic resource. The results showed that this differentiated activity is of great importance to facilitate the knowledge of the students and promotes a significant learning for the teaching of Chemistry.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
dc.date.accessioned2019-08-23T10:04:20Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T10:04:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectVídeo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectDidactic videopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Camila Marcelino de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic video as an alternative methodological resource to facilitate the chemistry teaching.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
CAMILA MARCELINO DE OLIVEIRA. TCC LICENCIATURA EM QÍMICA. 2018.pdf550.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.