Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumoNa atualidade, o ensino da língua não se desvincula do seu uso social, portanto, na literatura, há a referência aos muitos meios que podem auxiliar o ensino de língua portuguesa sendo, destacado o uso da compreensão do texto a partir do gênero, e dentro desses enunciados destacamos o uso das fábulas como instrumento para o ensino deste sistema de comunicação. Diante disto, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental com fundamentação no levantamento e análise do universo fabulário da literatura surda, com o intuito de ensinar língua portuguesa para alunos surdos. O objetivo geral deste trabalho é identificar as estratégias exitosas para o ensino de língua portuguesa para surdos por meio das fábulas. Para tal, nos fundamentamos em autores com Quadros e Schmiedt (2006) e Salles et. al. (2004) que tratam sobre atividades para ensinar língua portuguesa para alunos surdos, como também o fabulista La Fontaine (1997) e Coelho (2000) com teorias a respeito das fábulas, entre outros autores que também foram muito importantes para embasar o nosso trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa categorizamos as informações coletadas nas pesquisas desenvolvidas na área para que pudéssemos discutir essas informações, na forma de texto, à luz da literatura. Diante da realização desta pesquisa constatamos que a fábula auxilia no processo do ensino de língua para alunos surdos, por se tratar de um gênero de caráter ilustrativo, que permite que os alunos tenham contato com personagens fictícios, mas que de alguma forma lhes ensinam valores reais. A fábula como ferramenta de ensino é uma das possibilidades do aluno surdo despertar o interesse pela leitura, já que este gênero está vinculado de certa forma a realidade, promove o entusiasmo por outros textos, como também favorece a internalização da língua. Através da leitura o educando torna-se capaz de compreender o mundo ao seu redor. Além de ser um gênero que traz uma linguagem simples e fácil de ser compreendida, traz ao seu final uma moral educativa, a qual os ajuda a desenvolver o seu papel diante da sociedadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO uso do gênero literário fábula como instrumento para ensino de língua portuguesa para alunos surdos.pt_BR
dc.date.issued2018-03-16
dc.description.abstractIn the present, the teaching of language is not dissociated from its social use, therefore, in the literature, there is the reference to the many means that can help in the teaching of Portuguese language, being emphasized the use of the comprehension of the text from the genre, inside of these statements we highlight the use of fables as an instrument for teaching of this communication system. In view of this, the present work deals with a qualitative, bibliographical and documentary research with basis in the survey and analysis of the fabulous universe of the deaf literature, with the intention of teaching Portuguese language to deaf students. The general objective of this work is to identify successful strategies for the teaching of the Portuguese language to the deaf through fables. For this, we rely on authors like Quadros and Schmiedt (2006) and Salles et. al. (2004), which that talks about activities to teach Portuguese to deaf students, as well as the fabulist La Fontaine (1997) and Coelho (2000) with theories about fables, among other authors that were also very important to support our work. For the development of the research we categorize the informations collected in the researches developed in the area so that we could discuss this informations, in the form of text, in light of the literature. For the development of the research we categorize the information collected in the researches developed in the area so that we could discuss this information, in the form of text, in light of the literature. In the face of the realization of this research we find that the fable helps in the process of language teaching for deaf students, because it is an illustrative genre that allows students to have contact with fictional characters, but somehow teach them real values. The fable as a teaching tool is one of the possibilities for the deaf student to arouse interest in reading, since this genre is linked in a certain way to reality, promotes enthusiasm for other texts, as well as favors the internalization of the language. Through reading the student becomes able to understand the world around him. In addition to being a gender that brings a simple and easy to understand language, it brings to the end an educational morale, which helps them to develop their role in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6120
dc.date.accessioned2019-08-23T11:25:58Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T11:25:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectDeaf Literaturept_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectFablept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMÂNCIO, Jocilene Mateus.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the fable literary genre as an instrument for teaching Portuguese language to deaf students.pt_BR
dc.identifier.citationAMÂNCIO, Jocilene Mateus. O uso do gênero literário fábula como instrumento para ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCILENE MATEUS AMÂNCIO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfJocilene Mateus Amâncio. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018. 880.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.