Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA JÚNIOR, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796393000026897pt_BR
dc.contributor.advisor1MAIA, Rafael Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDMAIA, R. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2415016408445222pt_BR
dc.contributor.referee1COELHO, Glauciane Danusa.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleJogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-05-
dc.description.abstractThe aim of this project was to develop and evaluate a didatic game about platyhelminthes worms, also know as flatworms. Flatworms are very important in science education, due to the fact that many species causes human diseases, as Schistosoma mansoni and Taenia sp. However, many doubts and difficults are showed by the students and science teachers when the subject is flatworms. In this context, didatic games can be extremely useful in the teaching-learning process, increasin students attention and interests to the class. The game, called “Plateljogo” was built with low cost and recyclable materials; and it has many questions about reproduction, species types, profilaxy and parasite diseases. The game was performed at a class in a public school at Sumé city, Paraiba State, Brazil. In the first time, an expositive class about Phylum Platyhelminthes was presented. After the didatic intervention, a questionary was applied to verify the efficiency of the game as a didatic tool. The students motivation was observed during all the class, and all of them liked to play the “Plateljogo” game. Most of the students (64%) achievied satisfactory scores. Results showed that the “Plateljogo” can improve the science classes, specially when the issue is flatworms.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121-
dc.date.accessioned2019-08-23T11:26:08Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-23T11:26:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectScience teaching  pt_BR
dc.subjectDidactic resource  pt_BR
dc.subjectLudic education  pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA JÚNIOR, José Manoel da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MANOEL DA SILVA JUNIOR - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017.pdfJosé Manoel da Silva Júnior - TCC LECAMPO 2017939 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.