Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6123
Title: Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Reading and writing in the literacy process of first grade children.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Francimara Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Rejane Maria de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Alfabetização de crianças;Educação infantil;Ensino fundamental;Leitura;Escrita;Professor;Children's Literacy;Child Education;Elementary School;Reading;Writing;Teacher
Issue Date: 24-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Francimara Dantas. Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve como objeto de estudo a leitura e a escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental, tendo por objetivo principal analisar a apreensão da leitura e da escrita no processo de alfabetização dessas crianças. Já os objetivos específicos consistiram em averiguar os mecanismos utilizados pelas professoras e crianças, para a compreensão da leitura e da escrita; identificar a existência ou não de dificuldades encontradas por professores e crianças inseridas nesse processo e verificar a existências de fatores que influenciam na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita. O estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa, com caráter exploratório e descritivo, tendo como sujeitos 2 (duas) professoras e 1 (uma) coordenadora pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino do município de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados utilizou-se da observação in loco e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi consolidada através das técnicas da Análise de Conteúdo (AC), de forma a confrontar os discursos inseridos nos documentos que legislam a educação básica (CF, 1988; LDBEN, 1996; PCN, 1997; PNAIC, 2013,) e outros, assim como em diversos teóricos que apresentam estudos sobre a temática e, também, nos discursos dos sujeitos participantes do estudo. Os resultados apontaram para a ausência de atividades voltadas especificamente para a preparação cognitiva das crianças no tocante a construção das habilidades básicas de leitura e escrita; a omissão por parte do sistema educacional com relação a formação docente, no que diz respeito a estratégias pedagógicas voltadas para a apreensão da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental, ou de métodos de acordo com as necessidades das crianças. Fato que tem dificultado que as crianças, no processo ensino-aprendizagem, desenvolvam as habilidades linguísticas esperadas para essa fase.
Abstract: The purpose of this monographic work was to study reading and writing in the literacy process of children in the 1st year of elementary school, with the main objective analyzing the apprehension of reading and writing in the literacy process of these children. The specific objectives were to ascertain the mechanisms used by teachers and children to understand reading and writing; To identify the existence or not of difficulties encountered by teachers and children inserted in this process and to verify the existences of factors that influence the learning of children in the literacy process involving reading and writing. The study is part of the qualitative approach of the research, with an exploratory and descriptive character, having as subjects 2 (two) teachers and 1 (one) pedagogical coordinator of a school in the state education network of the municipality of Cajazeiras-PB. For data collection, we used on-site observation and semi-structured interviews. The analysis of the data was consolidated through the techniques of Content Analysis (CA), in order to confront the discourses included in the documents that legislate basic education (CF, 1988; LDBEN, 1996; PCN, 1997; PNAIC, 2013). Others, as well as in several theorists who present studies on the subject and also in the discourses of the subjects participating in the study. The results pointed to the absence of activities geared specifically to children's cognitive preparation in the construction of basic reading and writing skills; The omission on the part of the educational system with respect to teacher training, with respect to pedagogical strategies aimed at the apprehension of the reading and writing of children of the first year of elementary school, or methods according to the needs of the children. This fact has made it difficult for children, in the teaching-learning process, to develop the language skills expected for this phase.
Keywords: Alfabetização de crianças
Educação infantil
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Professor
Children's Literacy
Child Education
Elementary School
Reading
Writing
Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6123
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIMARA DANTAS BRAGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfFrancimara Dantas Braga.Monografia Pedagogia. CFP 2017.572.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.