Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6126
Title: Os desafios da pesquisa no curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: The challenges of research in the pedagogy course of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Maria José Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOVIKOFF, Cristina.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TRIANI, Felipe da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIRES, Aparecida Carneiro.
Keywords: Formação de professores;Pedagogo - formação inicial;Pesquisa - ensino e aprendizagem;Teacher training;Initial Pedagogical Training;Research-teaching and learning
Issue Date: 11-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Maria José Sousa. Os desafios da pesquisa no curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente proposta de estudo surge da necessidade de vivenciar a pesquisa na formação inicial do Pedagogo, uma vez que na realidade da autora a ausência de elementos conceituais e metodológicos desde os primeiros períodos acarretou em sobrecarga e prejuízos acadêmicos no momento de construir o projeto de pesquisa, como elemento obrigatório para elaborar o Trabalho de conclusão de curso. Daí a pergunta de partida: como os /as estudantes do Curso de Pedagogia percebem o ensino e aprendizagem da pesquisa? O pressuposto é de que a pesquisa como suporte para formação do pedagogo permite estabelecer as diferenças entre o senso comum e o científico favorável à elaboração de projetos de pesquisa, com mais rigor teórico-metodológico. O objetivo é discutir o processo de ensino aprendizagem da pesquisa na formação inicial do pedagogo, no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG e sua tendência, para mapear as reais condições de pesquisa. A abordagem foi qualitativa com estudo de campo delineado a partir das dimensões propostas por Novikoff. A coleta de dados foi com o uso de questionário semiestruturado junto aos professores em formação (estudantes) do curso de pedagogia de todas as turmas e grupo focal, somente com os que estão cursando a pesquisa I, II e TCC. A análise de conteúdo foi empregada junto com categorias a priori “conhecimento” em suas diferentes vertentes (pedagógico, teórico, normativo, metodológico, profissional, sócio relacional e outro). Espera-se contribuir com a disseminação do valor da pesquisa para a formação do pedagogo.
Abstract: The present proposal of study arises from the need to experience the research in the initial formation of the Pedagogue, since in the reality of the author the absence of conceptual and methodological elements from the first periods entailed in overload and academic losses in the moment of constructing the research project , As a mandatory element to elaborate the Work of conclusion of course. Hence the starting question: how do the students of the Pedagogy Course perceive the teaching and learning of the research? The assumption is that research as a support for the formation of the pedagogue allows to establish the differences between common and scientific sense favorable to the development of research projects, with more theoretical and methodological rigor. The objective is to discuss the process of teaching learning of the research in the initial formation of the pedagogue, in the course of Pedagogy of the Training Center of Teachers of the Federal University of Campina Grande - CFP / UFCG and its tendency, to map the actual research conditions. The approach will be qualitative with a field study delineated from the dimensions proposed by Novikoff. Data collection will be done with the use of a semi-structured questionnaire with the teachers in training (students) of the pedagogy course of all classes and focus group, only those who are studying research I, II and TCC. Content analysis will be used along with a priori "knowledge" categories in its different aspects (pedagogical, theoretical, normative, methodological, professional, relational partner and other). It is hoped to contribute to the dissemination of the value of research to the education of the pedagogue.
Keywords: Formação de professores
Pedagogo - formação inicial
Pesquisa - ensino e aprendizagem
Teacher training
Initial Pedagogical Training
Research-teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6126
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ SOUSA BRITO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdfMaria José Sousa Brito. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2017.1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.