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Title: O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
Other Titles: The use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Aline Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Formação docente - língua portuguesa;Linguística;Letramento;Gêneros textuais;Teacher Training - Portuguese Language;Linguistics;Literacy;Textual Genres
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.
Abstract: With the advancement of linguistic studies and, consequently, the changes in the educational context, new conceptions on the mother tongue and its teaching process has led linguistics and grammarians to reflect on this new framework, as well as to rethink theories which approach "old" concepts about Portuguese language teaching. This work, therefore, considering the sociointeractionist theory as the base for our reflections, discusses what is in the CPN (1998) about the Portuguese teacher’s formation, as well according on Kleimam (2005), Rojo (2010) and the pro-literacy proposed by MEC (2007), it approaches literacy as social practices of the language. Finally, based on Marcuschi (2005) and (2008), focusing on textual genres as a form of social action, the work presents some new theories about mother tongue teaching. Furthermore, it shows some reflections on literacy practices in teaching, based on Soares (2005), Kleiman (2005), Ali (2009) and other authors who gave some theoretical support throughout the research.
Keywords: Formação docente - língua portuguesa
Linguística
Letramento
Gêneros textuais
Teacher Training - Portuguese Language
Linguistics
Literacy
Textual Genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
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ALINE ALVES DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfAline Alves de Andrade. TCC Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2016. 1.04 MBAdobe PDFView/Open


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