Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174486660172920pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoCom o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.pt_BR
dc.date.issued2016-03-23
dc.description.abstractWith the advancement of linguistic studies and, consequently, the changes in the educational context, new conceptions on the mother tongue and its teaching process has led linguistics and grammarians to reflect on this new framework, as well as to rethink theories which approach "old" concepts about Portuguese language teaching. This work, therefore, considering the sociointeractionist theory as the base for our reflections, discusses what is in the CPN (1998) about the Portuguese teacher’s formation, as well according on Kleimam (2005), Rojo (2010) and the pro-literacy proposed by MEC (2007), it approaches literacy as social practices of the language. Finally, based on Marcuschi (2005) and (2008), focusing on textual genres as a form of social action, the work presents some new theories about mother tongue teaching. Furthermore, it shows some reflections on literacy practices in teaching, based on Soares (2005), Kleiman (2005), Ali (2009) and other authors who gave some theoretical support throughout the research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
dc.date.accessioned2019-08-23T14:43:31Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T14:43:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - língua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTeacher Training - Portuguese Languagept_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Aline Alves de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE ALVES DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfAline Alves de Andrade. TCC Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2016. 1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.