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Title: Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
Other Titles: Portuguese language teaching for the deaf in specialized educational care: challenges and possibilities.
???metadata.dc.creator???: BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORRÉA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Érica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIRES, Aparecida Carneiro.
Keywords: Educação inclusiva;Língua portuguesa - ensino;Surdo;Atendimento educacional especializado;Língua Brasileira de Sinais - Libras;Inclusive education;Portuguese language - teaching;Deaf;Specialized Educational Attendance;Brazilian Sign Language - Libras
Issue Date: 3-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita.
Abstract: This work is the result of a bibliographical and documentary research that aimed to reflect on teaching Portuguese Language to deaf students in the Atendimento Educacional Especializado (Specialized Educational Service - SES), mediated by Brazilian Sign Language. In view of this, we seek to show the orientation, present in the related literature, to carry out the educational activity and teaching strategies employed by teachers of this service in the Salas de Recursos Multifuncionais (Multifunctional Resource Rooms) to teach Portuguese to the deaf student. For this, we initially tried to identify in the related literature the assumptions of teaching Libras for the deaf student; to enumerate the main strategies for teaching Libras and Portuguese Language in the written modality, used in the SES; and to relate the relevance of acquiring Brazilian sign language to the learning of the second language by the deaf student. In this sense, bilingualism is configured in a practice that develops the communication and appropriation of the deaf in both the first and second languages. We use a methodology based on a qualitative approach, of a basic nature, in which, for the data collection, we base ourselves on documents of the legislation in force in Brazil and on authors such as Bondezan and Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt and Quadros (2006) and others dealing with the bilingual approach, in which Libras is used to mediate the teaching of the Portuguese language to the deaf. After analyzing the data exposed, we verified the relevance of the use of Sign Language as a language that allows the process of internalization of concepts and understanding of a language, skills necessary for the deaf to take ownership of the Portuguese Language. In order to implement this proposal, we found that the continuing education of the resource room teachers assisting deaf students benefit the deaf students assisted in this space, since this professional can acquire new knowledge and develop skills in order to use more appropriate teaching strategies to this public. In addition, it will guide him/her to seek pedagogical and human resources so that the deaf student can appropriate the written Portuguese language.
Keywords: Educação inclusiva
Língua portuguesa - ensino
Surdo
Atendimento educacional especializado
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Inclusive education
Portuguese language - teaching
Deaf
Specialized Educational Attendance
Brazilian Sign Language - Libras
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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MARIA DE LOURDES BATISTA NETA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMaria de Lourdes Batista Neta. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 547.37 kBAdobe PDFView/Open


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