Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6150
Title: Potencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino.
Other Titles: Potentialities and attributions of management teams facing the necessary qualification of teaching.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Rosélia Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Risomar A. dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAGAS, Francisco Loiola das.
Keywords: Gestão escolar;Qualidade do ensino;Atuação pedagógica;Aprendizagem;School Management;Teaching Quality;Pedagogical Performance;Learning
Issue Date: 29-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Rosélia Maria de. Potencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo se constitui do resultado da experiência pedagógica requisitada para conclusão do curso de Especialização Lato Sensu em Planejamento e Gestão Escolar, vivenciada através do Projeto de Intervenção e tem como objetivo refletir acerca da atuação pedagógica de Gestores Escolares, no tocante à necessária qualidade do ensino frente à aprendizagem dos discentes. A experiência pedagógica foi desenvolvida em duas Unidades Escolares das redes Municipal e Estadual de Ensino da região de Cajazeiras, no período de junho a julho de 2016, perfazendo um total de 80h de atividade de campo, conforme requeria o componente curricular correspondente da Pós em Gestão: Projeto Vivencial. O estudo se constituiu em abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e exploratória com observações sistematizadas nos locus da pesquisa. Os sujeitos selecionados para a base desta produção foram a equipe gestora, docentes e representação de não-docentes. O presente estudo fundamentou-se nas contribuições de: Libâneo (2008); Dourado e Oliveira et al (2009); Paro, (2008) e Candau (1997). Os achados deste estudo evidenciaram que as Unidades Escolares, embora tenham desenvolvido um trabalho dinâmico e participativo por ocasião da implementação do referido projeto vivencial, muito ainda lhes faltas para alcançar a almejada qualidade no processo de gestão do ensino. Assim, o trabalho desenvolvido nas instituições tornou-se instrumento para que as equipes gestoras, docentes e não- docentes continuem com as discussões estabelecidas e busquem propor estratégias de superação de gargalos operacionais estruturais para a melhoria da qualidade da educação oferecida nas respectivas Unidades Escolares.
Abstract: This article is the result of the pedagogical experience required to completion of the Lato Sensu Specialization Course in School Planning and Management, experienced through the Intervention Project and aims to reflect on the pedagogical performance of School Managers, regarding the necessary quality of teaching facing the learning of the students. The pedagogical experience was developed in two School Units of the Municipal and State Education networks of the region of Cajazeiras, from June to July 2016, totaling 80h of as required by the corresponding Postgraduate curriculum component. in Management: Living Project. The study constituted a qualitative approach, with bibliographic and exploratory research with systematized observations at the search. The subjects selected for the base of this production were the management team, teachers and representation of non-teachers. The present study was based on the contributions from: Libane (2008); Dourado and Oliveira et al (2009); Paro, (2008) and Candau (1997). The findings of this study showed that the School Units, although they developed a dynamic and participatory work on the occasion of the implementation of the referred living project, they still lack to achieve the desired quality in the teaching management process. Thus, the work developed institutions has become an instrument for the management, teaching and non- continue the discussions established and seek to propose strategies for overcoming structural operational bottlenecks to improve the quality of education offered at the respective School Units.
Keywords: Gestão escolar
Qualidade do ensino
Atuação pedagógica
Aprendizagem
School Management
Teaching Quality
Pedagogical Performance
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Educacional.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6150
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÉLIA MARIA DE ANDRADE. TCC. ESP. EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR.2016.pdfRosélia Maria de Andrade. TCC. ESP. em Planejamento e Gestão Escolar.2016.270.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.