Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0630158150401132pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Risomar A. dos.-
dc.contributor.referee2CHAGAS, Francisco Loiola das.-
dc.description.resumoEste artigo se constitui do resultado da experiência pedagógica requisitada para conclusão do curso de Especialização Lato Sensu em Planejamento e Gestão Escolar, vivenciada através do Projeto de Intervenção e tem como objetivo refletir acerca da atuação pedagógica de Gestores Escolares, no tocante à necessária qualidade do ensino frente à aprendizagem dos discentes. A experiência pedagógica foi desenvolvida em duas Unidades Escolares das redes Municipal e Estadual de Ensino da região de Cajazeiras, no período de junho a julho de 2016, perfazendo um total de 80h de atividade de campo, conforme requeria o componente curricular correspondente da Pós em Gestão: Projeto Vivencial. O estudo se constituiu em abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e exploratória com observações sistematizadas nos locus da pesquisa. Os sujeitos selecionados para a base desta produção foram a equipe gestora, docentes e representação de não-docentes. O presente estudo fundamentou-se nas contribuições de: Libâneo (2008); Dourado e Oliveira et al (2009); Paro, (2008) e Candau (1997). Os achados deste estudo evidenciaram que as Unidades Escolares, embora tenham desenvolvido um trabalho dinâmico e participativo por ocasião da implementação do referido projeto vivencial, muito ainda lhes faltas para alcançar a almejada qualidade no processo de gestão do ensino. Assim, o trabalho desenvolvido nas instituições tornou-se instrumento para que as equipes gestoras, docentes e não- docentes continuem com as discussões estabelecidas e busquem propor estratégias de superação de gargalos operacionais estruturais para a melhoria da qualidade da educação oferecida nas respectivas Unidades Escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Educacional.pt_BR
dc.titlePotencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino.pt_BR
dc.date.issued2016-08-29-
dc.description.abstractThis article is the result of the pedagogical experience required to completion of the Lato Sensu Specialization Course in School Planning and Management, experienced through the Intervention Project and aims to reflect on the pedagogical performance of School Managers, regarding the necessary quality of teaching facing the learning of the students. The pedagogical experience was developed in two School Units of the Municipal and State Education networks of the region of Cajazeiras, from June to July 2016, totaling 80h of as required by the corresponding Postgraduate curriculum component. in Management: Living Project. The study constituted a qualitative approach, with bibliographic and exploratory research with systematized observations at the search. The subjects selected for the base of this production were the management team, teachers and representation of non-teachers. The present study was based on the contributions from: Libane (2008); Dourado and Oliveira et al (2009); Paro, (2008) and Candau (1997). The findings of this study showed that the School Units, although they developed a dynamic and participatory work on the occasion of the implementation of the referred living project, they still lack to achieve the desired quality in the teaching management process. Thus, the work developed institutions has become an instrument for the management, teaching and non- continue the discussions established and seek to propose strategies for overcoming structural operational bottlenecks to improve the quality of education offered at the respective School Units.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6150-
dc.date.accessioned2019-08-23T16:40:49Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-23T16:40:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectAtuação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectTeaching Qualitypt_BR
dc.subjectPedagogical Performancept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Rosélia Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePotentialities and attributions of management teams facing the necessary qualification of teaching.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Rosélia Maria de. Potencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino. 2016. 24f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÉLIA MARIA DE ANDRADE. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. CFP 2016.pdfRosélia Maria de Andrade. Monografia Eespecialização em Planejamento e Gestão Escolar. CFP 2016.249.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.