Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, T. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8364206870920108pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.referee2ALVES, José Wanderley de Sousa.
dc.description.resumoNo mundo globalizado em que vivemos, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais de Língua Inglesa crítico-reflexivos, capazes de desenvolver uma prática pedagógica com foco no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, torna-se imprescindível que a formação inicial desse profissional ofereça alicerces para a construção de competências de modo a aperfeiçoar a qualidade do seu trabalho nos mais diversos contextos educacionais, uma vez que o impacto provocado no professor pelas vivências experienciadas na etapa inicial da carreira é decisiva para o desenvolvimento de sua identidade. Partindo deste princípio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza a estudantes de licenciatura um contanto significativo com o âmbito escolar, com a finalidade de garantir a preparação de profissionais que adquiram uma maior reflexão acerca do fazer pedagógico e do ser professor. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, tem como objetivo apresentar os Diários de Bordo como uma ferramenta relevante para o desenvolvimento crítico-reflexivo da ação pedagógica dos professores de Língua Inglesa em formação. Para tanto, utilizamos os discursos presentes nos Diários de bolsistas do Subprojeto PIBID-Inglês da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Tais documentos foram produzidos como requisito do subprojeto em questão, para sistematizar em registros escritos as atividades desenvolvidas no programa. Partimos do pressuposto que a escrita deste gênero colabora para uma melhor formação docente. Como principal referencial teórico, trazemos os apontamentos de Perrenoud (2000), Leffa (1998, 2001), Marcuschi (2008, 2010), Bronckart (1999, 2006, 2011), Liberali (1999), Pórlan e Martin (2001), dentre outros estudiosos da área. Os resultados da pesquisa mostram que, a nível de instrumento de reflexão, de formação, a escrita dos Diários tem um impacto positivo na construção da identidade profissional, visto que o ato de refletir acerca da própria prática pedagógica proporcionou aos futuros professores de Inglês uma ampliação do autoconhecimento profissional e um aprofundamento de saberes tangentes ao campo de atuação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras-Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleContribuições do diário de bordo para a formação e prática docente: uma análise dos registros de bolsistas de iniciação à docência do PIBID-inglês-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018-12-10
dc.description.abstractIn the globalized world we live in, the labor market has increasingly demanded ESL teachers who are critical and reflexive capable of developing a pedagogical practice focused on improving the teaching and learning process. In that way, it becomes indispensable that the initial training of this professional provides a foundation for the construction of skills in order to improve the quality of his work in the more diverse educational contexts since the impact caused to the teacher by the experiences experienced in the initial stage of the career is decisive for the development of his identity. Based on this principle, the Institutional Program for Scholarship to Teachers (PIBID) offers undergraduate students a significant contact of experience with the school environment, in order to ensure the preparation of professionals who acquire a greater reflection on the pedagogical and the teacher. In that way, this descriptive qualitative research aims to present the Diary as a relevant tool for the critical-reflexive development of the pedagogical action of English language teachers in formation. For the purpose, we used scholarship discourses from the PIBID-English subproject of the Federal University of Campina Grande, located in the city of Cajazeiras – Paraíba, which are included in the Diaries. These documents were produced as a requirement of the subproject in question, to systematize in written records the activities developed in the program. We assume that the writing of this genre contributes to a better teacher training. As a main theoretical reference, we present Perrenoud´s (2000), Leffa (1998, 2001), Marcuschi (2008, 2010), Bronckart (1999, 2006, 2011), Liberali (1999), Pórlan e Martin (2001), among other scholars in the area. The research results show that, at the level of an instrument of reflection, of training, the writing of the Diaries has a positive impact on the construction of the professional identity, since the act of reflecting on the pedagogical practice itself provided the future teachers of English with an expansion of professional self-knowledge and a deepening of knowledge tangent to the field of teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6151
dc.date.accessioned2019-08-23T16:47:30Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T16:47:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPrática docente.pt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à docência- PIBIDpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectDiário de Bordopt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectInstitutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBIDpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLogbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Tatiana Mendes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the logbook to teacher training and practice: an analysis of PIBID-English-UFCG student initiation scholarship records.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA,Tatiana Mendes. Contribuições do diário de bordo para a formação e prática docente: uma análise dos registros de bolsistas de iniciação à docência do PIBID-inglês-UFCG. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA MENDES BATISTA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2018.pdfTatiana Mendes Batista. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2018.777.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.