Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, T. I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857700926087016pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SILVA , Jorgevaldo de Sousa.
dc.description.resumoA educação precisa ser entendida no seu sentido dinâmico e singular, para o cumprimento dos seus objetivos, especialmente quanto ao ensino da Língua Portuguesa. Trabalhar a educação, essencialmente a prática de leitura e escrita como prática social é uma estratégia pela qual se tira do discente o seu caráter passivo, da zona de conforto, e instiga-lhe a utilização prática daquilo que se aprende. Deste modo, o trabalho com letramento a partir da utilização do gênero jornalístico é capaz de promover no discente o desenvolvimento da capacidade cognitiva para utilização da leitura no tocante à sua função social, ou seja, o próprio letramento. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo geral identificar a utilização do gênero jornalístico no Ensino Médio de uma escola estadual do município de São João do Rio do Peixe – PB. E como objetivos específicos: compreender a perspectiva de utilização gênero jornalístico no Ensino Médio; avaliar a utilização do gênero quanto à sua função; e analisar o gênero jornalístico na perspectiva de letramento. E, através de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados e ainda observacional que se constatou a necessidade de revisitar os pressupostos pedagógicos e metodológicos do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, de modo que, sem a capacidade de letramento, o discente torna-se incapaz de compreender o que se passa ao seu redor e, especialmente, perde a capacidade reflexiva, tornando-se acrítico e incapaz de influir positivamente para as melhorias sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOs gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2017-09-12
dc.description.abstractEducation must be understood in its dynamic and singular sense, for the fulfillment of its objectives, especially regarding the teaching of the Portuguese Language. Working education, essentially the practice of reading and writing as social practice, is a strategy by which the student is removed from the passive character of the comfort zone and instils in the practical use of what is learned. In this way, the work with literacy from the use of the journalistic genre is able to promote in the student the development of the cognitive ability to use reading in relation to its social function, that is, the literacy itself. In this perspective, the main objective of this work was to identify the use of the journalistic genre in High School of a state school in the municipality of. And as specific objectives: to understand the perspective of using journalistic genre in High School; Evaluate the use of gender in its function; And to analyze the journalistic genre in the perspective of literacy. And, through a descriptive and exploratory research, with a qualitative and quantitative approach of the data and also of the field and observational that the necessity of revisiting the pedagogical and methodological assumptions of the teaching of the Portuguese Language and Literature was verified, so that, without the Capacity for literacy, the student becomes unable to understand what is going on around him and especially loses his reflective capacity, becoming uncritical and unable to positively influence social improvements.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6152
dc.date.accessioned2019-08-23T17:00:19Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T17:00:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Talita Ingrid de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeJournalistic genres in high school literacy practices.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Talita Ingrid de Sousa. Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALITA INGRID DE SOUSA CARDOSO - TCC LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfTalita Ingrid de Sousa Cardoso - TCC Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa 2017. 2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.