Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6153
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoAs alterações vividas pela sociedade contemporânea e as novas necessidades do mercado de trabalho referentes ao uso da tecnologia têm trazido para a sala de aula demandas para as quais, muitas vezes, o professor não está atento nem também preparado. O acentuado crescimento tecnológico aliado ao grande número de venda de celulares e smartphones por um público cada vez mais jovem que chega à escola trazendo um novo desafio ao professor para conectar-se a esses alunos nas redes sociais. Os dispositivos móveis vêm sendo utilizados nas mais diversas áreas. O kindle, os notebooks, tablets, celulares, smartphones, entre outros, tidos como dispositivos móveis são objetos comumente encontrados nas salas de aula das escolas e universidades. Essa nova geração, considerada “nativa digital” já incorpora tais dispositivos como uma extensão do lar ou do seu próprio corpo. Tal realidade faz do Brasil um dos países que mais consome essas novas tecnologias. Assim, as salas de aulas têm se tornado verdadeiros laboratórios na medida que tem aumentado o número de estudantes que levam seus dispositivos móveis para o ambiente escolar, usando-os durante a aula. Nossos estudos foram fundamentados principalmente nas autoras: Cox (2008), Kenski (2007) e Moraes (2002). Nessa perspectiva, nosso objetivo por meio desse estudo bibliográfico é discutir a utilização desses dispositivos móveis em sala de aula e como estes podem constituir-se em ferramentas que, aliada ao processo de ensino e aprendizagem podem auxiliar o trabalho docente. Os resultados mostram facilidades e dificuldades encontradas e que são discutidas ao longo do texto. Acreditamos que a informática deve ser apresentada como o que ela realmente é: um meio facilitador no aprimoramento das atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDispositivos móveis no cotidiano escolar: breve história e aplicação.pt_BR
dc.date.issued2016-05-24
dc.description.abstractThe changes experienced by contemporary society and the new needs of the labor market for the use of technology have brought to the classroom demands for which often the teacher is not careful or too prepared. The strong technological growth coupled with the large number of sales of mobile phones and smartphones for an ever younger who comes to school bringing with it a new challenge to the teacher to connect to these students on social networks. Mobile devices have been used in several areas. The kindle, laptops, tablets, mobile phones, smartphones, among others, taken as mobile devices are commonly found objects in classrooms of schools and universities. This new generation, considered "digital native" already incorporates such devices as an extension of the home or of your own body. This reality makes Brazil one of the countries that consumes these new technologies. Thus, the classrooms have become true laboratories as it has increased the number of students who take their mobile devices to the school environment, using them during class. Our studies were mainly based on the authors: Cox (2008), Kenski (2007) and Moraes (2002). In this perspective, our goal through this bibliographical study is to discuss the use of these mobile devices in the classroom and how they can be constituted in which tools, coupled with the process of teaching and learning can help the teaching. The results show facilities and difficulties encountered and which are discussed in the text. We believe that information should be presented as what it really is: a means facilitating the improvement of the activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6153
dc.date.accessioned2019-08-23T17:06:57Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T17:06:57Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógica - dispositivos móveispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino - tecnologiapt_BR
dc.subjectTechnology in educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Tool - Mobile Devicespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducation - Technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Elande Cândido de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMobile devices in everyday school: brief history and application.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elande Cândido de. Dispositivos móveis no cotidiano escolar: breve história e aplicação. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANDE CÂNDIDO DE OLIVEIRA. TCC LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfElande Cândido de Oliveira. TCC Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.469.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.