Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, J. M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4150507369600381pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS , Danielle Maria Vieira dos.
dc.contributor.referee2SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar como é apresentado o “que” no período composto do livro didático do 9ª ano do ensino fundamental Para Viver Juntos Português. Para tanto, discorremos sobre a sintaxe e a morfologia do “que” no período composto para a Gramática Normativa e para a sintaxe descritiva de Perini, descrevendo como se apresenta o estudo do “que” no período composto no Livro Didático, além de sugerir como a sintaxe descritiva pode influenciar num ensino melhor do “que” no período composto. Nessa direção, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de Joaquim Mattoso Câmara (2007) no que respeita à morfologia, e de Mário de Andrade Perini (2005) no que respeita à sintaxe. Do universo dos quatros livros da coleção Para Viver Juntos Português, selecionamos como corpus o livro didático do 9ª ano. Trata- se de uma pesquisa de cunho documental, de natureza descritiva quanti-qualitativa. Com base na investigação, chegamos ao resultado de que 50% das atividades do LD que trabalham o período composto, apenas 15% das atividades trabalham o “que”, enquanto 35% das atividades não trabalham o “que” no período composto, dando ênfase a apenas outros aspectos gramaticais. Esses 15% analisados trabalham o “que” no período composto, adotando mais o critério sintático que o morfológico. Isto porque não coloca a conjunção e o pronome relativo como demarcadores importantes na oração desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA gramática no livro didático do 9º ano do ensino fundamental: análise do “que” no período composto.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the presentation of the “that” in compound sentence from 9th year textbook of basic education Living Together Portuguese. For this purpose, it was expatiated about the syntax and the morphology of the “that” in compound sentence for the theorist Perini‟s Normative Grammar and his descriptive syntax, describing how it is presented in the study about the “that” in compound sentence from the Textbook, in addition to suggest how the descriptive syntax can influence for a better teaching about the “that” in compound sentence. Then, the theoretical assumptions by Joaquim Mattoso Câmara (2007) about morphology were observed, and the ideas by Mário de Andrade Perini (2005) about syntax also were considered. From integrated content in the four books collection Living Together Portuguese, the 9th year textbook was selected as corpus for this research. It is a documental stamp analysis with a descriptive and quant-qualitative nature. According to the investigation, we conclude that 50% from textbook activities that approach compound sentence, only 15% use the “that”, whereas 35% do not use the “that” in compound sentence, that is, it only highlights other grammatical aspects. The analyzed 15% from textbook activities use the “that” in compound sentence, adopting more the syntactic than the morphologic criterion. It is because the conjunction and the relative pronoun are not integrated as essential demarcations in the developed clause.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6154
dc.date.accessioned2019-08-23T17:15:33Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T17:15:33Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPeríodo compostopt_BR
dc.subjectSintaxe descritivapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectCompound periodpt_BR
dc.subjectDescriptive Syntaxpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Janice Moreira Lisboa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe grammar in the 9th grade textbook: analysis of the “what” in the compound period.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Janice Moreira Lisboa. A gramática no livro didático do 9º ano do ensino fundamental: análise do “que” no período composto. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras -Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANICE MOREIRA LISBOA FARIAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfJanice Moreira Lisboa Farias. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa 2017. 3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.