Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6156
Title: A aceitação dos alunos do cariri paraibano quanto a inserção da disciplina sociologia no ensino médio.
Other Titles: The acceptance of students from Paraíba Cariri regarding the insertion of the sociology discipline in high school.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Josefa Denise de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Ivan Fontes.
Keywords: Sociologia;Ensino Médio;Ensino de Sociologia;Sociology;High school;Sociology Teaching
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Josefa Denise de. A aceitação dos alunos do cariri paraibano quanto a inserção da disciplina sociologia no ensino médio. 2013. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho ora apresentado tem por objetivo apresentar o índice de aceitação dos alunos do Cariri Paraibano quanto à inserção da disciplina Sociologia nos currículos do ensino Médio, aja vista que a Sociologia é uma disciplina nova para estes discentes, tendo voltado a fazer parte do currículo do Ensino Médio no ano de 2008. A motivação para tal estudo deu-se pelo fato de durante todo o curso ouvir debates das dificuldades enfrentadas pela disciplina, as intermitências sofridas pela mesma e as lutas até chegar a sua reinserção, bem como pela dificuldade narrada pelos professores em congressos e sala de aula em torno de seu ensino, tais como a falta de material didático, falta de profissional formado na área, falta de consenso de conteúdos, entre outros. A partir de tais fatores resolvi investigar qual a visão dos discentes em relação à disciplina em questão, se eles a consideram uma boa disciplina, se ela é importante na vida prática deles, quais os conteúdos preferidos e outros. Para tal pesquisa foi escolhida a Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho da cidade de Coxixola, a Escola Estadual Senador José Gaudêncio da cidade de Serra Branca e o Instituto Educacional da Imaculada Conceição escola privada da cidade de Sumé. Como público alvo foram escolhidas aleatoriamente três turmas do ensino médio de cada instituição, uma da 1ª série, outra da 2ª e outra da 3ª série do ensino médio. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um questionário estruturado com oito questões. O trabalho está dividido em quatro momentos, o primeiro corresponde a linha do tempo da disciplina Sociologia, apresentando os momentos de exclusão e inclusão da disciplina, o segundo momento traz a importância da disciplina no ensino médio, a terceira parte corresponde aos caminhos metodológicos percorridos para obtenção dos resultados da pesquisa e o quarto capítulo de tal trabalho mostra os resultados da pesquisa, onde aponta que os discentes consideram a disciplina como boa, a usam na vida prática e tal resultado não difere muito de instituição para instituição, seja ela privada ou pública, com professor formado na área ou não.
Abstract: The work presented here aims to present the acceptance rate of students Cariri Paraiba regarding the integration of the discipline in the curricula of Sociology East, with a view that sociology is a new discipline for these students, having returned to be part of the curriculum high school in 2008. The motivation for this study was given by the fact that throughout the course to hear discussions of the difficulties faced by the discipline, the flashes hit the same struggles and until their return, as well as the difficulty narrated by teachers at conferences and classroom around his teaching, such as lack of materials, lack of trained professional in the area, lack of consensus of content, among others. From these factors I decided to investigate what the vision of the students in relation to the discipline in question, if they consider it a good discipline, whether it is important in the practical life of them, what content Preferred and others. For such research was chosen State School Manoel Honorato Nephew Coxixola City, State School Senator Joseph Gaudêncio city of Serra Branca and Institute of the Immaculate Conception private school in the city of Sumé. Target audience were randomly selected three high school classes each institution, a grade 1, another from 2nd and 3rd grade from another school. Methodological procedure used the quantitative and qualitative research, through a closed questionnaire with eight questions. The work is divided into three stages: the first describes the timeline of the discipline Sociology, presenting moments of exclusion and inclusion of the subject, the second time brings the importance of discipline in the school and the third part of this paper shows the result of research, which indicates that students consider the discipline as good, use it in practical life and this result does not differ greatly from institution to institution, whether private or public, with a teacher trained in the area or not.
Keywords: Sociologia
Ensino Médio
Ensino de Sociologia
Sociology
High school
Sociology Teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6156
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA DENISE DE FARIAS - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2013..pdfJosefa Denise de Farias - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.