Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCRUZ, H. K. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991000025664091pt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor1IDALENCAR, Rosana Ferreira de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5943106991504822pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, José Deomar de Sousa.
dc.contributor.referee2SILVA, Wilza carla Moreira.
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade didática é um direito reconhecido para aquele cidadão que está fora da faixa etária convencional para o ensino regular proporcionando conhecimento em todas as áreas para a formação de cidadãos críticos e participativos. Assim o ensino de Biologia deve ser trabalhado de forma dinâmica e participativa considerando o contexto no qual o aluno esta inserido. O presente trabalho teve por objetivo introduzir ao campo de ensino da EJA novas metodologias e ações didático-pedagógicas que buscassem despertar o interesse dos alunos envolvidos nos conteúdos da disciplina de Biologia para que estes se tornassem mais contextualizados e dinamizados. Como metodologia aplicou-se questionários avaliativos, aulas didáticas e jogos voltados para temas da disciplina Biologia. Os resultados obtidos através da análise quantitativa e qualitativa dos processos realizados mostraram uma participação ativa e maior interação dos alunos resultando na obtenção de respostas positivas dos questionamentos levantados durante a execução das atividades. Demonstraram, também, que novas estratégias utilizadas no ensino de Biologia na EJA podem auxiliar na aprendizagem uma vez que proporcionou melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas para dinamizar o processo ensino/aprendizagem em biologia na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2018-06-27
dc.description.abstractAs a didactic modality, Youth and Adult Education is a recognized right for all those who are outside the appropriate age range for regular education, providing knowledge in all areas for the formation of critical and participative citizens. Thus, Biology must be taught in a dynamic and participative way, considering the context in which the students are inserted. The present study aimed to introduce new methodologies and didactic-pedagogical actions for the YAE in order to encourage the interest of the students in the Biology classes taught in a more contextualized and dynamized way. Didactic classes, games and evaluative questionnaires were used as methodological procedures. The results obtained through the quantitative and qualitative analysis of the activities show that the students participated actively and interacted more among themselves, resulting in positive responses to the questions asked during the execution of the activities. The results also demonstrate that new strategies used in teaching Biology in the YAE can facilitate learning, since they provided a better understanding of the contents approached in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6158
dc.date.accessioned2019-08-23T17:52:37Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T17:52:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino - biologiapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectEducational Gamespt_BR
dc.subjectTeaching Methodology - Biologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCRUZ, Hérica Kalyne Duarte da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMethodological strategies to streamline the process biology teaching/learning in youth and adult education.pt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, Hérica Kalyne Duarte da. Estratégias metodológicas para dinamizar o processo ensino/aprendizagem em biologia na educação de jovens e adultos. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HÉRICA KALYNE DUARTE DA CRUZ. TCC. LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfHérica Kalyne Duarte da Cruz. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.