Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
Title: O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
Other Titles: The teaching of sociology in high school: a comparative study in two schools of cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Waleska Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
Keywords: Ensino;Métodos;Sociologia;Teaching;Methods;Sociology
Issue Date: 23-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Waleska Gomes. O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do cariri paraibano. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discute sobre a relevância do ensino da Sociologia e os métodos e conteúdos abordados pelas professoras regentes. Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas do Cariri Paraibano, sendo uma da rede particular de ensino e a outra da rede estadual. Aplicamos questionários com alunos do 3º ano do Ensino Médio das referidas escolas, com o intuito de obter respostas para as problemáticas apontadas em nosso trabalho, no que diz respeito às abordagens temáticas e como os alunos pesquisados avaliam o ensino dessa disciplina. Além da aplicação de questionários, também utilizamos como coleta de dados, informações obtidas a partir da observação de aulas, em ambas as escolas e nas mesmas turmas mencionadas. Aplicamos ainda, questionário com as professoras de Sociologia das duas, com o objetivo de comparar as respostas das docentes, com as que foram apresentadas pelos alunos. Nossa pesquisa segue um viés de cunho bibliográfico e também pode ser classificada como pesquisa exploratória. Foi possível concluir que o ensino de Sociologia oferecido é de boa qualidade, e que o processo de ensino-aprendizagem é relevante, isto é, os alunos estão aprendendo e refletindo sobre temas e situações, que os tornarão cidadãos melhores.
Abstract: This paper discusses the relevance of sociology of education and the methods and content addressed by teachers regents. Our research was conducted in two schools Cariri Paraiba, one of the private school and the other from the state. Applied questionnaires with students of the 3rd year of high school of these schools, in order to get answers to the problems identified in our study with regard to thematic approaches and how students surveyed evaluate the teaching of this discipline. In addition to the questionnaires, also used as data collection, information obtained from observation of lessons in both schools and in the same classes mentioned. Still apply, questionnaire with teachers of Sociology of the two, in order to compare the responses of teachers, with which they were presented by the students. Our research follows a bias bibliographical and can also be classified as exploratory research. It was concluded that the teaching of sociology offered is good quality, and the process of teaching and learning is relevant, that is, students are learning and reflecting on themes and situations that will make them better citizens.
Keywords: Ensino
Métodos
Sociologia
Teaching
Methods
Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALESKA GOMES MARTINS - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2013..pdfWaleska Gomes Martins - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 543.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.