Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
Title: Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
Other Titles: High school sociology based on national curriculum guidelines: a comparative analysis.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Josivânia de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Ivan Fontes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
Keywords: OCNs;Planejamento;Ensino;Sociologia;OCNs;Planning;Teaching;Sociology
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Josivânia de Souza. Sociologia no ensino médio a partir das orientações curriculares nacionais: uma análise comparativa. 2013. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como referencial o planejamento de quatro professoras de Sociologia da rede estadual de ensino da Paraíba e as propostas teóricas e metodológicas das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCNs. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, pois os dados serão submetidos a uma análise comparativa para verificar a compatibilidade entre as propostas das OCNs e o planejamento e desenvolvimento das práticas docente das professoras. Serão utilizados dados colhidos por meio da pesquisa documental e da técnica da entrevista semiestruturada. O foco principal dessa pesquisa é enfatizar a necessidade de que a disciplina de Sociologia seja ministrada por profissionais que tenham formação acadêmica adequada, ou seja, em Ciências Sociais ou em Sociologia. Como resultado dessa pesquisa podemos afirmar que a disciplina de Sociologia ainda é vista como uma disciplina transversal que pode ser ministrada por qualquer profissional, também fica evidente que algumas concepções e práticas docentes das professoras que não possuem a formação adequada para o ensino dessa disciplina não são compatíveis com as propostas das OCNs.
Abstract: This paper aims to present and reflect on the teaching of the discipline of sociology in high school in West Cariri of Paraíba, taking as reference the planning room teachers of Sociology at state schools of Paraíba and theoretical and methodological proposals of the Guidelines National Curriculum for high school. This research is characterized as a descriptive qualitative research because the data will be subjected to a comparative analysis to verify compatibility between the proposals of OCNS and the planning and development of teaching practices of the teachers. Will use data collected through desk research and technique of semi-structured interview. The main focus of this research is to emphasize the need for the discipline of sociology is taught by professionals who have appropriate education, ie, Social Science or Sociology. As a result of this research we can say that the discipline of sociology is still seen as a cross-discipline that can be taught by any professional, is also evident that some conceptions and teaching practices of teachers who do not have adequate training for teaching this discipline are not compatible with the proposals of the OCNS.
Keywords: OCNs
Planejamento
Ensino
Sociologia
OCNs
Planning
Teaching
Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSIVÂNIA DE SOUZA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2013..pdfMaria Josivânia de Souza Silva - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 6.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.