Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, M. M. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9343031814662141pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza2-
dc.description.resumosociedade contemporânea vem enfrentando uma série de transformações no que diz respeito aos avanços tecnológicos. O advento da sociedade da informação tem contribuído para uma nova organização social. A utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação tem contribuído para o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas para os mais variados segmentos da sociedade. Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos tem sido relevante para a realização de uma diversidade de atividades e contribuído para uma nova forma de interação entre os indivíduos. A tecnologia sempre esteve presente na história da educação, com o passar dos tempos a presença da ciência na relação de ensino-aprendizagem tem se tornado mais intensa, causando modificações no ambiente escolar e estabelecido uma nova mediação entre professor, aluno e conteúdo ministrado. A Sociologia como matéria obrigatória às séries do Ensino Médio é algo recente, após uma longa trajetória a disciplina alcançou sua institucionalização, o desafio encontrado pela disciplina, após passar a fazer parte do currículo oficial, estaria na utilização de metodologias adequadas à necessidade da disciplina. Sendo a Sociologia uma disciplina recente no currículo oficial, a tecnologia surge como um mecanismo a ser utilizado em sala de aula e traz consigo novas perspectivas para o processo de ensino. A inserção de tecnologias no contexto escolar tem permitido aos educadores o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e o rompimento com as barreiras dos métodos tradicionais, tão presentes no processo de ensino. O estudo teve como objetivo verificar qual a importância da inserção de recursos tecnológicos como estratégia de aprendizagem no ensino de Sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB e buscou responder se os recursos tecnológicos estavam sendo utilizados no ensino de Sociologia na Escola e se essas tecnologias estavam contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração desta pesquisa elencamos como metodologia um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionários aos alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio e entrevista semiestruturada à professora de Sociologia da escola mencionada. Por meio da pesquisa pode-se perceber que o impacto do uso de novas tecnologias tem proporcionado mudanças no meio educacional no que diz respeito à construção de novas estratégias de ensino, o estudo revelou que existe uma diversidade de recursos disponíveis para o ensino de Sociologia, os quais podem contribuir de forma significativa com a disciplina e que o uso de novos recursos tem contribuído para uma melhoria na aprendizagem dos alunos da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia.pt_BR
dc.date.issued2013-10-01-
dc.description.abstractContemporary society has been facing a number of changes with regard to technological advances. The advent of the information society has contributed to a new social organization. The use of technological tools of information and communication has contributed to the development of new skills and perspectives to the various segments of society. In this sense, the use of technological resources has been relevant for holding a diversity of activities and contributed to a new form of interaction between individuals. Technology has always been present in the history of education, with the passage of time the presence of science in relation to teaching and learning has become more intense, causing changes in the school environment and established a new mediation between teacher, student and content taught. Sociology as a compulsory subject to series of secondary education is a recent phenomenon, after a long career discipline reached its institutionalization, the challenge faced by the discipline, after spending part of the official curriculum, would be the use of methodologies appropriate to the need of discipline. Being the sociology discipline in recent official curriculum technology emerges as a mechanism to be used in the classroom and brings new perspectives to the teaching process. The insertion of technologies in the school context has allowed their educators with perfecting these practices pedagogical and breakup with the barriers of the methods traditional, so present in teaching process. The study aimed to determine how important the integration of technological resources as learning strategy in teaching sociology at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB and sought to answer whether the technological resources were being used in teaching Sociology in the School and if these technologies were contributed to the process of teaching and learning. For the preparation of this research we selected as the methodology an exploratory descriptive study with quantitative and qualitative approach, through the application of questionnaires to the students of the 1st and 3rd grade of high school and semi-structured interview to teacher of Sociology at the school mentioned. Through research we can see that the impact of the use of new technologies has provided changes in the educational environment as regards the construction of new teaching strategies, the study revealed that there is a diversity of resources available for the teaching of Sociology, which can contribute significantly to the discipline and the use of new resources has contributed to an improvement in student learning of the discipline.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:14:29Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-23T19:14:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources as learning strategies in the teaching of sociology.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRNA MIQUELINY RIBEIRO SOUZA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2013..pdfMirna Miqueliny Ribeiro Souza - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 565.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.