Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741962605640230pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marx Prestes.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291984321852583pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Francisco de Assis Salviano de.-
dc.contributor.referee3ALMEIDA, José Antonio Pacheco de.-
dc.contributor.referee4CANIELLO, Márcio de Matos.-
dc.description.resumoA construção social dos riscos a desastre seca no Semi-Árido paraibano é, a partir de um estudo de caso com população pobre nas zonas rurais e com instituições governamentais nos municípios de Picuí, Sousa e Sumé, abordada sob os aspectos da vulnerabilidade global e da inserção de políticas públicas de combate aos efeitos da seca. Com a análise dos resultados obtidos foi possível concluir que as chamadas políticas públicas, adotadas até o presente não foram capazes de reduzir a vulnerabilidade de uma população rural historicamente excluída, desinformada, desconhecedora de seus direitos e despossuída de capital social, conseqüentemente com baixa resiliência e elevada vulnerabilidade, e que as instituições permanecem desqualificadas para a gestão dos riscos a desastre seca. Na realidade elas são mais caracterizadas como programas do que como políticas públicas propriamente ditas. Particularmente é destacada a carência de capital social como ponto contraditório aos de cidadania, participação, transparência das ações dos governos locais e a inexistência de suporte social e institucional para recepcionar e aplicar o conjunto de leis e normas estruturado para a implementação da gestão de riscos a desastre seca e de controle ambiental. É, ainda, observada a não-convolução entre as chamadas políticas públicas adotadas até hoje e a vulnerabilidade da população pobre das zonas rurais dos municípios estudados, corroborando com o entendimento de que uma das questões sensíveis das políticas públicas no semi-árido é a definição do público alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturais.pt_BR
dc.titleO desastre seca x políticas públicas. O semiárido paraibano: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2004-07-27-
dc.description.abstractThe drought disaster risk social construction in the semi-arid of the State of Paraíba is broached from the point of view of the global vulnerability and of the insertion of public polices for combating the effect of the droughts, starting from a study of case involving the agricultural poor population and the governmental institutions of the municipalities of Picuí, Sousa and Sumé. The analysis of the obtained results permitted to conclude that the called public policies, adopted until now had not been capable to reduce the vulnerability of agricultural poor population, historically excluded, uninformed, not knower of its rights and dispossessed of social capital stock, consequently with low resilience and high vulnerability, and that the institutions remain disqualified for the risk management of the disaster of drought. In the reality they are more characterized as programs then as public politics. Particularly the lack of social capital stock is detached as a contradictory point to the citizenship, participation, transparency of the actions of the local governments and to the inexistence of social and institutional support to receive and to apply the set of laws and norms structuralized for the implementation of the risk management of the disaster of the drought and the environmental control. Is still observed the not-convolution today between the adopted called public policies until now and the vulnerability of the poor agricultural population of the studied municipalities that corroborate with the understanding that one of the public policies sensible questions for the semi-arid region is the definition of the target public.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6166-
dc.date.accessioned2019-08-23T20:53:00Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-23T20:53:00Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectSeca no Nordestept_BR
dc.subjectSemiárido Paraibanopt_BR
dc.subjectPolíticas de Combate à Secapt_BR
dc.subjectSeca Nordestinapt_BR
dc.subjectClientelismopt_BR
dc.subjectClientelismo e Secapt_BR
dc.subjectPolítica Pública de Açudagempt_BR
dc.subjectDrought Policiespt_BR
dc.subjectIndústria da Secapt_BR
dc.subjectReservoir Public Policypt_BR
dc.subjectSeca no Brasilpt_BR
dc.subjectDrought in Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Aloysio Ferraz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe dry disaster x public policy. The Semiarid-Paraiban: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Aloysio Ferraz de.O desastre seca x políticas públicas. O semiárido paraibano: um estudo de caso. 2004. 197f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6166pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALOYSIO FERRAZ DE ABREU - TESE PPGRN 2004.pdfAloysio Ferraz de Abreu - Tese PPGRN 2004.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.