Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6171
Title: O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do município de Serra Branca-PB.
Other Titles: The caatinga biome in the conception of science teachers of the municipality of Serra Branca-PB.
The caatinga biome in the conception of science teachers of the municipality of Serra Branca-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria da Penha Leoncio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Bioma Caatinga;Ensino de Ciências;Formação de Professor;Caatinga Biome;Science teaching;Teacher Training
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria da Penha Leoncio. O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do município de Serra Branca-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho faz uma abordagem do ensino de Ciências no Ensino Fundamental no município de Serra Branca, enfatizando o Bioma Caatinga, analisando, assim, as concepções dos professores de Ciências sobre este bioma que abrange a região na qual a cidade esta inserida. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no município de Serra Branca sobre o Bioma Caatinga, região na qual a cidade esta inserida. Na pesquisa foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, através do método da Pesquisa Fenomenológica, em que na primeira fase foi realizado uma revisão de bibliografia sobre a evolução do ensino de Ciências e a formação do professor de Ciências, e uma abordagem teórica sobre o Semiárido e o bioma Caatinga. O trabalho de campo foi realizado nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Jose Gaudêncio e na Escola Municipal Cônego João Marques Pereira. Durante a realização da pesquisa de campo, foram utilizadas: técnicas de coletas de dados e entrevistas semi - estruturadas com aplicação de questionários aos professores. Esta pesquisa referente a concepção dos professores de Ciências em relação ao bioma Caatinga, além de verificar os conhecimentos desses docentes sobre o bioma, também servira, embora que implicitamente, para analisar a capacidade desses profissionais para uma nova visão de ensinar sobre o bioma Caatinga, destruindo (pre)conceitos do Bioma Caatinga e caminhando para uma Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.
Abstract: This work presents a survey on the educational scope focusing on teaching science in elementary education in the municipality of Serra Branca, highlighting the Caatinga, analyzing the conceptions of science teachers about this biome that covers the region in which the city is entered.Thus, this work aims at identifying and analyzing the conceptions of science teachers of elementary schools that operate in the municipality of Serra Branca about the Caatinga region in which the city is entered. The survey was used assumptions of qualitative research, using the method of Phenomenological Research, in that in the first phase was carried out a review of literature on the evolution of science education and the formation of the science teacher, and definitions for the concept of the Caatinga, with fieldwork conducted in schools: school middle and high school State Senator Jose Gaudentius and Municipal school Canon Joao Marques Pereira. During the conduct of field research, was used the following data collection techniques to semi-structured interviews with application of questionnaires to teachers. This research on the design of science teachers in relation to the Caatinga, in addition to checking the knowledge these teachers on the biome, also will serve, although implicitly, to analyze the ability of these professionals for a new vision of teaching about the Caatinga, destroying (pre) concepts of Caatinga and heading towards a Contextualised Education for Coexistence with the Brazilian Semi-arid.
Keywords: Bioma Caatinga
Ensino de Ciências
Formação de Professor
Caatinga Biome
Science teaching
Teacher Training
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6171
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA PENHA LEONCIO DE OLIVEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011..pdfMaria da Penha Leoncio de Oliveira - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011. 7.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.