Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188
Title: Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada.
Other Titles: Perception of students from public schools in Vieirópolis-PB about the Caatinga biome and its interrelation with contextualized education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Nayane Sibelle de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENTINO, Hugo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ALENCAR, Rosana Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS , José Deomar de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
Keywords: Semiárido;Educação contextualizada;Bioma caatinga;Semiárido - convivência;Semiarid;Contextualized Education;Caatinga Biome;Semiarid - Living Together;Estudo de percepção
Issue Date: 19-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Nayane Sibele de. Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A percepção é uma estratégia que permite identificar conceitos, valores, procedimentos e atitudes dos sujeitos, consigo mesmo e com o ambiente, permitindo estabelecer inferências sobre a realidade local e as formas que os sujeitos concebem e envolvem-se com questões sociais, culturais e ambientais, que tanto favorece a representação da região enquanto espaço de pobreza, miséria e improdutividade. Assim, objetivou-se nessa pesquisa investigar a percepção dos alunos do 9º ano das Escolas públicas de Vieirópolis sobre o Bioma Caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada e para convivência com o semiárido. Para a realização do trabalho, adotou-se uma abordagem quali-quatitativa, com ênfase no estudo de caso, sendo os dados/resultados obtidos por meio de questionários estruturados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos apresentam uma visão limitada e fragmentada acerca do Bioma Caatinga e de suas especificidades, resultado de um ensino descontextualizado. A fim de transformar essa realidade, as escolas municipais podem/devem criar estratégias que busquem o desenvolvimento de uma educação contextualizada e para convivência com o semiárido, atendendo as deficiências apresentadas pelos alunos, para que sejam disseminadores das potencialidades culturais, ambientais e sócias desse território.
Abstract: Perception it's a strategy which allows us to identify concepts, values, procedures, and attitudes the subjects, with the environment and with himself, inferences about local reality and the subjects conceive and engage with social, cultural and environmental issues, which favors the representation of the region as a poverty area, misery and unproductiveness. The main goal of this research is to investigate the perceptions of the students of the 9th grade of the Public Schools of Vieirópolis- PB on the Caatinga Biome and its interrelation with contextualized education and for living with the semi-arid. For the accomplishment of the work, a qualitative approach, with emphasis on the case study, with the data/results obtained through structured questionnaires and analyzed through the technique of content analysis. The results indicated that the students present a limited and fragmented view of the Biome Caatinga and its specificities, which refers to a teaching unrelated to the reality. In order to transform this reality, municipal schools canor should develop strategies that seek the development of an education contextualized and for living with the semi-arid region, taking into account the presented by the students, so that they are disseminators of the the cultural, environmental and social potential of this territory.
Keywords: Semiárido
Educação contextualizada
Bioma caatinga
Semiárido - convivência
Semiarid
Contextualized Education
Caatinga Biome
Semiarid - Living Together
Estudo de percepção
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYANE SIBELE DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017.pdfNayane Sibele de Oliveira. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2017.407.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.