Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7479274542615830pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENTINO, Hugo da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDFLORENTINO, H. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583258182459011pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ALENCAR, Rosana Ferreira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDALENCAR, Rosana Ferreira de.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5943106991504822pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS , José Deomar de Souza.-
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.-
dc.description.resumoA percepção é uma estratégia que permite identificar conceitos, valores, procedimentos e atitudes dos sujeitos, consigo mesmo e com o ambiente, permitindo estabelecer inferências sobre a realidade local e as formas que os sujeitos concebem e envolvem-se com questões sociais, culturais e ambientais, que tanto favorece a representação da região enquanto espaço de pobreza, miséria e improdutividade. Assim, objetivou-se nessa pesquisa investigar a percepção dos alunos do 9º ano das Escolas públicas de Vieirópolis sobre o Bioma Caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada e para convivência com o semiárido. Para a realização do trabalho, adotou-se uma abordagem quali-quatitativa, com ênfase no estudo de caso, sendo os dados/resultados obtidos por meio de questionários estruturados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos apresentam uma visão limitada e fragmentada acerca do Bioma Caatinga e de suas especificidades, resultado de um ensino descontextualizado. A fim de transformar essa realidade, as escolas municipais podem/devem criar estratégias que busquem o desenvolvimento de uma educação contextualizada e para convivência com o semiárido, atendendo as deficiências apresentadas pelos alunos, para que sejam disseminadores das potencialidades culturais, ambientais e sócias desse território.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titlePercepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada.pt_BR
dc.date.issued2017-09-19-
dc.description.abstractPerception it's a strategy which allows us to identify concepts, values, procedures, and attitudes the subjects, with the environment and with himself, inferences about local reality and the subjects conceive and engage with social, cultural and environmental issues, which favors the representation of the region as a poverty area, misery and unproductiveness. The main goal of this research is to investigate the perceptions of the students of the 9th grade of the Public Schools of Vieirópolis- PB on the Caatinga Biome and its interrelation with contextualized education and for living with the semi-arid. For the accomplishment of the work, a qualitative approach, with emphasis on the case study, with the data/results obtained through structured questionnaires and analyzed through the technique of content analysis. The results indicated that the students present a limited and fragmented view of the Biome Caatinga and its specificities, which refers to a teaching unrelated to the reality. In order to transform this reality, municipal schools canor should develop strategies that seek the development of an education contextualized and for living with the semi-arid region, taking into account the presented by the students, so that they are disseminators of the the cultural, environmental and social potential of this territory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:51:53Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T14:51:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectSemiárido - convivênciapt_BR
dc.subjectSemiaridpt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectCaatinga Biomept_BR
dc.subjectSemiarid - Living Togetherpt_BR
dc.subjectEstudo de percepção-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Nayane Sibelle de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerception of students from public schools in Vieirópolis-PB about the Caatinga biome and its interrelation with contextualized education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nayane Sibele de. Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYANE SIBELE DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017.pdfNayane Sibele de Oliveira. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2017.407.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.