Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico intitulado preconceito racial: implicações no processo de ensino aprendizagem da criança enfatiza a questão do preconceito racial existente em sala de aula e buscou identificar o interesse de professoras em trabalhar com à temática racial, bem como analisar como lidam com situações que envolvem o preconceito racial em sala de aula. Discorreu também algumas considerações com relação à implementação da Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.349/96 e assim tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica brasileira. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário junto às professoras entrevistadas. No referencial teórico utilizamos autores como: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), dentre outros. Com os resultados dessa pesquisa, ficou notória a necessidade de qualificação profissional para as educadores entrevistadas com relação ao trabalhar com a temática, apesar de algumas terem consciência da necessidade e relevância desse trabalho em sala de aula e realizarem algumas práticas que já a contemplem.. Sendo assim, é considerado importante valorizar o empenho do educador para superar possíveis obstáculos que surgirão no decorrer do processo de ensino aprendizagem, processo esse que é de suma importância para a formação do ser.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePreconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present work monographic titled racial prejudice: implications in the process of teaching and learning of the child emphasizes the issue of racial prejudice existing in the classroom and sought to identify the interest of teachers in working with racial thematic, and analyze how they deal with situations that involve racial prejudice in the classroom. Also discoursed some considerations in relation the implementation of Law nº 10.639/03, which amended Law of Directives and Bases of National Education n ° 9.349/96 and thus became mandatory the Teaching of History and African and Afro-Brazilian Culture in the curriculum of Brazilian Basic Education. The methodology was based on qualitative research and the data collection occurred through the application of a questionnaire with the teachers interviewees. In the theoretical reference we use as authors: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), among others.With the results of this research, it became notorious the need for professional qualification for educators interviewed forto work this thematic, despite somehave conscienceof the need and relevance of this work in the classroom and perform some practices that already contemplate.Therefore, it is considered of great value, valorize the effort of educators to overcome possible obstacles that will arise during the teaching-learning process, a process that is of paramount importance for the formation of the being.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189-
dc.date.accessioned2019-08-26T15:20:56Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T15:20:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectFormação do educadorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectDiscriminationpt_BR
dc.subjectEducator Trainingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIRES, Maria José da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRacial Prejudice: Implications in the Teaching-Learning Process of child.pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, Maria José da Silva. Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. 2014. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ DA SILVA PIRES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMaria José da Silva Pires. Monografia Pedagogia. CFP 2014.237.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.