Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoO brincar na Educação Infantil é algo que nos leva a acreditar que crianças necessitam desse alicerce em sua vida. Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem, além de investigar se o uso das brincadeiras realizadas em sala de aula contribui para o desenvolvimento do educando. Por meio das brincadeiras as crianças podem ampliar seus conhecimentos sobre si mesmo e o mundo que as cerca. Muitos educadores e muitos pais ainda não entendem, ou talvez não saibam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento físico e psíquico da criança. Pode ser que para ambos a ideia era de que o ato de brincar é um simples passatempo, uma forma de diversão sem funções mais importantes que a de entreter a criança, sem levar em consideração que a brincadeira é capaz de oferecer à criança inúmeras possibilidades para as mudanças e dar a elas o apoio no seu desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A abordagem foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram os dados coletados na entrevista semiestruturada. Além da entrevista, também foi feita a observação. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores sendo um professor da referida creche e um outro professor de uma escola de Ensino Fundamental. Refletindo acerca das contribuições que trazem as brincadeiras em sala de aula tive a percepção da contribuição que traz para o aprendizado do educando, levando em conta o espaço e os materiais usados nas brincadeiras. Devido a tudo isso percebe-se também que a educação infantil é base para todas as outras etapas do processo educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractPlaying in Childhood Education is something that leads us to believe that children need this foundation in your life. This monograph aims to analyze the importance of play in the teaching learning process, and to investigate whether the use of the games held in the classroom contributing to the development of the student. Through play, children can expand their knowledge about themselves and the world around them. Many educators and many parents still do not understand or may not know the importance of play for physical and mental development of the child. It may be that for both the idea was that the act of playing is a simple hobby, a form of entertainment without the most important functions to entertain the child, without taking into consideration that the game is able to offer numerous possibilities for the child changes and give them support in their cognitive development. The stimulation, variety, interest, concentration and motivation are also provided by the play situation, and there other situations that arouse the stimulation of children. If we add this to the opportunity to be part of an experience that, while possibly challenging, not threatening, is free from constraints and allows the participant to a significant interaction with the environment, the benefits of play become more apparent. However, sometimes playing can provide an escape from the pressures of reality to alleviate boredom and often for relaxation. Therefore, I say that with the playful banter in the classroom is a stimulus to the educational process of the children in their learningpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190-
dc.date.accessioned2019-08-26T15:33:19Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T15:33:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlaying in early childhood education: contributions to the educational process.pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira. O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGNA SANDRA ALMEIDA DE OLIVEIRA PIRES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMagna Sandra Almeida de Oliveira Pires. Monografia Pedagogia. CFP 2014.229.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.