Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoO referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Creche pública Municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe /PB, com o objetivo de Analisar a importância que pais e professores atribuem à Educação Infantil; Compreender o papel do professor da educação infantil no processo de desenvolvimento da criança; Identificar as contribuições dos pais no processo de desenvolvimento da criança junto à escola. Como aporte teórico foi utilizado os seguintes autores BRASIL (2009); OLIVEIRA (2007); BUJES (2001); BARBOSA (2009); SAMBRANO (2010) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A metodologia desenvolvida pautou-se de um estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a finalidade estava em estudar minuciosamente a concepção dos pais e dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Assim, o estudo focou-se na análise de dois questionários e entrevista semiestruturada aplicados às oito professoras e às oito Mães. O questionário aplicado às professoras continha sete questões e às Mães seis. Os resultados apontam que tanto as professoras como as mães compreendem a importância da Educação Infantil, porém, em algumas ocasiões, verificou-se contradições entre seus conhecimentos e suas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da educação infantil para pais e professores.pt_BR
dc.date.issued2015-03-18-
dc.description.abstractThis work presents the results of a survey conducted in a municipal Day- Care Center in São João do Rio do Peixe-PB, in order to analyze the importance that parents and teachers attach to Early Childhood Education; Understanding the role of professor of this kind of education in the child's development process; Identify the contributions of parents in child development process with the school. As theoretical contribution was used the following authors BRAZIL(2009); Oliveira(2007); Bujes(2001); BARBOSA(2009); Sambrano(2010) and LDB(Law of Directives and Bases of Education). The methodology was characterized of a case study with exploratory, since the purpose was to thoroughly study the design of parents and teachers in the teaching learning in kindergarten. Thus, the study focused on the analysis of two semi structured questionnaires applied both for the teachers as for mom. The questionnaire for the teachers contained seven questions and the mothers six questions. The results show that both the teachers and the mothers understand the importance of early childhood education, but do not seek to act on their knowledge, thus leaving much to be desired.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192-
dc.date.accessioned2019-08-26T15:51:31Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T15:51:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PBpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação escola e famíliapt_BR
dc.subjectPreschool Education - São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectSchool and family relationshippt_BR
dc.subjectSão João do Rio do Peixe - PB - Educação Infantil-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Suze Dayany Estrela.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of early childhood education for parents and teachers.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Suze Dayany Estrela. A importância da educação infantil para pais e professores. 2015. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZE DAYANY ESTRELA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfSuze Dayany Estrela Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2015.317.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.