Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, José Amiraldo Alves dos.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar as contribuições da gestão democrática para a organização do trabalho pedagógico da unidade escolar e o seu objeto de estudo é a Gestão democrática no ambiente administrativo da unidade escolar. Desta forma, o presente trabalho aborda as questões acerca da participação na consolidação da gestão democrática que é efetivada pela participação da comunidade escolar em todo o processo de tomada de decisões. Para a realização deste estudo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, e foi utilizada como instrumento de coleta de dados a entrevista com três gestoras de Escolas públicas municipais da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como se dá à participação da comunidade escolar na consolidação de uma gestão democrática no ambiente escolar. Para tanto, o processo que fundamenta uma gestão democrática na escola é a descentralização do poder que era centralizado apenas no gestor e que só ele decidia o futuro da escola, mas com a descentralização as responsabilidades são compartilhadas com todos de forma coletiva em que todos têm o direito de decidir o futuro da instituição e também na construção em coletivo do Projeto Político Pedagógico da escola que possibilita contribuir para a qualidade da educação escolar. No entanto, a participação da comunidade escolar não se baseia somente na tomada de decisões mais desde o início desse processo como também em sua execução no momento de pôr em prática o que foi decidido. Portanto, este trabalho é de grande valia para todos que procuram modificar sua prática de gestão escolar, adequando-se as necessidades de um novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para gestores, professores e toda equipe de trabalho escolar para que assim possa melhorar o processo de ensino e aprendizagem e oferecer uma educação emancipadora e democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleGestão democrática na escola.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis monograph approaches the questions about the school community participation in the consolidation of democratic administration that is executed by the school community participation in the whole process of decision-making. For this study, we used a literature search and a followed by and then was used as an instrument for data collection interview with three managers of municipal public schools of the City of São José de Piranhas/PB. In order to understand how the participation of the school community in consolidating a democratic management in the school environment. For both, which is based on a democratic process in school management is decentralization of power was centralized only in the manager and he alone decided the future of the school, but with the decentralization responsibilities are shared with everyone collectively on that everyone has the right to decide the future of the institution and also in the construction of collective Pedagogical Political School Project that enables contribute to the quality of school education. However, the participation of the school community isn’t based only in decision making but since the beginning of this process, as well as in its implementation at the time to put into practice what was decided. So, this work is of great value to all who look for to modify their practice of school management, adapting to the needs of a new educational landscape, looking for appropriate training for managers, teachers and all school staff work so that it can improve the process of teaching and learning and provide an emancipatory and democratic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6193-
dc.date.accessioned2019-08-26T16:31:29Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T16:31:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectSchool communitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPESSOA, Gilberta Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool and family relationship.pt_BR
dc.identifier.citationPESSOA, Gilberta Pereira. Gestão democrática na escola. 2014. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILBERTA PEREIRA PESSOA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfGilberta Pereira Pessoa. Monografia Pedagogia. CFP 2014.444.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.