Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a relação trabalho e estudo entre estudantes universitários do CFP/UFCG, e como objetivos específicos: verificar os motivos que levam o estudante a buscar conciliar trabalho e estudo; identificar as consequências da relação entre trabalho e estudo no processo de ensino aprendizagem e averiguar as dificuldades enfrentadas no ensino superior pelos estudantes trabalhadores. O estudo tomou como aporte teórico autores como, Araújo (2009), Almeida (2012), Zabalza (2004), Siqueira (2001). Para tal feito, foi realizada uma pesquisa de campo, com base na pesquisa qualitativa, junto a cinco estudantes trabalhadores universitários, vinculados aos cursos de Matemática, Pedagogia, Química, Geografia e Ciências Biológicas, que estudam na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Cajazeiras – PB, sendo três mulheres e dois homens, todos residentes na cidade de São José de Piranhas-PB, e os quais trabalham no serviço público. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada. A partir das análises das informações constatou-se, entre outros aspectos que os sujeitos da pesquisa apresentam dificuldades para conciliar trabalho e estudo, uma vez que, para os sujeitos da pesquisa, o desenvolvimento de ambas as atividades implica em consequências negativas para o seu rendimento acadêmico. Apesar disso, insistem na conciliação de ambas atividades, pois, como é enfatizado em suas falas precisam do trabalho para custear os gastos com o estudo e precisam da formação universitária para conseguir um emprego melhor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA relação trabalho e estudo entre estudantes universitários do Centro de Formação de Professores/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to analyze the relationship between work and study college students CFP / UFCG and specific objectives: to check the reasons that lead the student to seek to reconcile work and study; identify the consequences of the relationship between work and study in the teaching learning process and assess the difficulties faced by students in higher education workers. The study focused on theoretical contribution as authors, Araújo (2009), Almeida (2012), Zabalza (2004), Smith (2001). For this feat, a field research based on qualitative research was conducted, with five college students workers, linked to the courses of Mathematics, Pedagogy, Chemistry, Geography and Biological Sciences, studying at the Federal University of Campina Grande (UFCG) , Teacher Training Center (VTC), Campus Cajazeiras - PB. Being three women and two men, all residents in the city of São José de Piranhas-PB, and they work in public service. The instrument for data collection was a structured interview. From the analysis of the information was found, among other things that the subjects have problems reconciling work and study since, for the subjects of the research, the development of both activities imply negative consequences for their income academic. Nevertheless, insist on reconciliation of both activities, because, as is emphasized in their speeches need the work to pay expenses to the study of university education and need to get a better job.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6194-
dc.date.accessioned2019-08-26T16:39:09Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T16:39:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho -.Estudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectEstudo e trabalhopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - relação trabalho e estudopt_BR
dc.subjectCentro de Formação de Professores - UFCG - Estudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectWork - college studentspt_BR
dc.subjectI study and workpt_BR
dc.subjectCollege students - work and study relationshippt_BR
dc.subjectTeacher Training Center - UFCG - University Studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPESSOA, Maria Paula Marques Torres.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work and study relationship between university students of the Teacher Training Center/UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationPESSOA, Maria Paula Marques Torres. A relação trabalho e estudo entre estudantes universitários do Centro de Formação de Professores/UFCG. 2014. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA PAULA MARQUES TORRES PESSOA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMaria Paula Marques Torres Pessoa. Monografia Pedagogia. CFP 2014.240.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.