Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, F. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742887985194244pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.description.resumoNeste estudo buscou-se caracterizar o perfil do gestor da escola pública na atualidade a partir dos desafios enfrentados mediante a atuação na gestão, visando apontar subsídios para conceituações e/ou argumentações relativas às competências existentes no perfil do bom gestor. O locus do estudo foram três escolas públicas localizadas no Alto Sertão da Paraíba. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos, fundamentando conceitos e bases de conhecimento sobre gestão, políticas públicas, demandas estruturais de gestão na escola pública na atualidade e competências relativas ao bom perfil do gestor escolar, mediante também as contribuições de alguns autores como, Paro (2010, 2009, 2007), Saviani (2005,1996), Freire (2006, 1997), Peréz Goméz (2000), entre outros. Este estudo foi envidado também com pesquisa de campo através de entrevista semiestruturada e observação junto à 03 (três) gestores de escola pública. A abordagem utilizada no estudo foi quali-quantativa a fim de priorizar a qualidade dos respondentes com propósito de fundamentar as discussões e os mecanismos de levantamento dos achados desse estudo. Os resultados mostraram, principalmente, que é de fundamental importância uma formação adequada e um sistemático processo de formação continuada para tal exercício da gestão escolar mediante as grandes dificuldades práticas que os gestores enfrentam para empreender uma gestão democrático-participativa e que o perfil do gestor — frente aos dilemas educacionais — ainda não atende todas as exigências de âmbito pedagógico, administrativo, político e social para o enfrentamento desses dilemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePerfil do gestor da escola pública frente aos desafios educacionais da atualidade.pt_BR
dc.date.issued2015-03-19-
dc.description.abstractIn this study sought up to characterize the profile of the public school principal on current days from the challenge faced by management acting, aiming to identify subsidies for conceptions and/or argumentations related to existent competencies on good manager profile. The locus of study were three public schools in the Alto Sertão of Paraiba. the research was realized through bibliographic studies, justifying concepts and bases knowledge about management, public policy, structural demand of the management at public school and competences related to the good profile of the school manager, also by contributions of some authors as Paro (2010, 2009, 2007), Saviani (2005,1996), Freire (2006, 1997), Peréz Goméz (2000), and others. This study was sent also with field research by semi structured interview and observation with (03) three public school managers. The approach used in the study was quali-quantitative to prioritize the quality of respondents with purpose of justify the speeches and the listing mechanisms of the find of these studies. The results show, mainly that is of fundamental importance an appropriate training and a systematic process of continuing education for school management execution thinking about the big practical difficulties that the managers face to undertake a democratic-participative management and that the manager profile - front of the educational dilemmas – doesn’t satisfy all the demands in the ambit pedagogical, administrative, politic and social to the confront these dilemmas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6196-
dc.date.accessioned2019-08-26T16:47:17Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T16:47:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão educacional - sertão da Paraíbapt_BR
dc.subjectBases de conhecimentos do gestor escolarpt_BR
dc.subjectDesafios educacionais da atualidadept_BR
dc.subjectEducational Management - Backlands of Paraíbapt_BR
dc.subjectSchool manager's knowledge basespt_BR
dc.subjectToday's educational challengespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Francisca Edjanaria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfile of the public school manager facing the current educational challenges.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisca Edjanaria. Perfil do gestor da escola pública frente aos desafios educacionais da atualidade. 2015. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA EDJANARIA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfFrancisca Edjanaria Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.554.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.