Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197
Title: Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos.
Other Titles: Reading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÂNDIDO, Sônia Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARRETO, Maria Irisdene Batista.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Leitura e escrita;Produção textual - interpretação;Habilidade e leitura;Estratégias de leitura;Youth and Adult Education;Reading and writing;Textual production - interpretation;Skill and reading;Reading Strategies
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social.
Abstract: The modality of the EJA (Youth and Adult Education) has particularities in relation to the regular education of basic education. It has been a challenge to make the learner effective in comprehension and textual production in the classroom. With this reality, it is necessary to present a work proposal that develops strategies of reading and writing through theoretical methodological principles and facilitate the comprehension and textual production of EJA students. Facilitating the written production of an opinion article based on controversial topics reported mainly in radio programs, newspapers and magazines texts is one of the main objectives, as well as the reading and writing strategy of this work. Rewriting or paraphrasing good texts, transforming one genre into another, writing an opinion article based on spoken or written news, collectively planning a text are proposals that the teacher can successfully develop in EJA rooms. Our intention is to make the student a good reader, and with the ability to read, effective in writing, transforming him into a citizen prepared to act in the labor market and in social life.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Leitura e escrita
Produção textual - interpretação
Habilidade e leitura
Estratégias de leitura
Youth and Adult Education
Reading and writing
Textual production - interpretation
Skill and reading
Reading Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA MARA DE LIMA SILVA ABRANTES - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2018.pdfSandra Mara de Lima Silva Abrantes - Dissertação PROFLETRAS.2018.1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.