Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, S. M. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451286366579227pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Sônia Maria.-
dc.contributor.referee2BARRETO, Maria Irisdene Batista.-
dc.description.resumoA modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEstratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe modality of the EJA (Youth and Adult Education) has particularities in relation to the regular education of basic education. It has been a challenge to make the learner effective in comprehension and textual production in the classroom. With this reality, it is necessary to present a work proposal that develops strategies of reading and writing through theoretical methodological principles and facilitate the comprehension and textual production of EJA students. Facilitating the written production of an opinion article based on controversial topics reported mainly in radio programs, newspapers and magazines texts is one of the main objectives, as well as the reading and writing strategy of this work. Rewriting or paraphrasing good texts, transforming one genre into another, writing an opinion article based on spoken or written news, collectively planning a text are proposals that the teacher can successfully develop in EJA rooms. Our intention is to make the student a good reader, and with the ability to read, effective in writing, transforming him into a citizen prepared to act in the labor market and in social life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197-
dc.date.accessioned2019-08-26T16:51:13Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T16:51:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectProdução textual - interpretaçãopt_BR
dc.subjectHabilidade e leiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectTextual production - interpretationpt_BR
dc.subjectSkill and readingpt_BR
dc.subjectReading Strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA MARA DE LIMA SILVA ABRANTES - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2018.pdfSandra Mara de Lima Silva Abrantes - Dissertação PROFLETRAS.2018.1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.