Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
Title: Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
Other Titles: Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Janiely Gabriel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Sociologia educacional;Diversidade étnico - racial;Identidade da Criança;Construção da Identidade;Educational sociology;Ethnic-Racial Diversity;Child Identity;Identity Building
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar.
Abstract: We know that identity is process, and through the relationships we have established with the other, which influences in this construction. So, with this study we return our gaze to the construction of ethnic identity. For this, we seek to examine the practices developed by teacher of Elementary School I contribute to the construction of the identity of the black kids. For their achievement, we lean on authors as Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), among others. As for the methodology, our research is a field study, with emphasis on the quantitative perspective in terms of quality, and took place from the application of a questionnaire with open and closed questions to 09 (nine) tutors from 04 (four) public schools in the rural town of Sousa/PB. As a result, we realized we still urge the discussion in schools on ethnics and racial diversity, as well as the training of teachers to better work with the theme, so that we have incursions into pedagogical practices in positive identity constructs in the school environments.
Keywords: Sociologia educacional
Diversidade étnico - racial
Identidade da Criança
Construção da Identidade
Educational sociology
Ethnic-Racial Diversity
Child Identity
Identity Building
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIELY GABRIEL PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfJaniely Gabriel Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.483.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.