Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6203
Title: Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem.
Other Titles: Quality teaching in the public school: the subjects' understanding of teaching learning management.
???metadata.dc.creator???: PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Kássia Mota de.
Keywords: Qualidade de ensino;Escola pública;Teaching quality;Public school
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira. Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem. 2018. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, intitulado “ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem’’ visou conhecer a qualidade do ensino público disponibilizado por uma escola estadual do município de Santa Helena PB, o objetivo deste conhecimento tende em prol de uma aprendizagem compromissada e articulada com os objetivos da instituição como também com os fins da escola pública. O presente trabalho se compôs pela natureza de estudo qualitativa, a qual aborda um levantamento bibliográfico e documental como meio de pesquisa. Este estudo utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas e observação como técnica qualificadas para seu melhor resultado e o tipo de pesquisa é exploratória, fundamentadas em Libâneo (2012), Pimenta, (1993), Paro, (2007), entre outros teóricos. Este trabalho foi desdobrado através de uma pesquisa de campo realizada com a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora da escola estadual do município de Santa Helena- PB. Portanto, a pesquisa revelou que a qualidade do ensino na escola pública está diretamente ligada a gestão escolar, através de estruturas administrativas democráticas que construam uma interação entre escola e sociedade visando um ensino de qualidade, e que o processo de melhoria do ensino e da aprendizagem deve ser constituído de modo coletivo a partir do projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A pesquisa também apontou como dificuldade mais acentuada para o alcance do ensino de qualidade na escola as visões divergentes dos sujeitos de pesquisa sobre qualidade e pouca participação das famílias e da comunidade nos projetos da instituição de ensino.
Abstract: This paper, titled "teaching quality in the public school" was aimed at knowing the quality of public education provided by a state school in Santa Helena city - PB, the objective of this knowledge tends towards a committed and articulated learning with the institution´s objectives as well as for the purposes of the public school. This paper is composed by a qualitative study, which approaches a bibliographical and documentary survey as a means of research. This study uses semi-structured interviews and observation as a qualified technique for a better result, this paper was based on Libâneo (2012), Pimenta (1993), Paro (2007), among other theorists. This academic work was developed through a field research conducted with the director, the pedagogical coordinator and the teacher of a state school in Santa Helena city - PB. Therefore, the research revealed that the quality of teaching in the public school is directly linked to school management, through democratic administrative structures that build an interaction between school and society aiming the teaching quality, and that the process of improving of teaching and learning should be collectively constituted from the school Political Pedagogical Project (PPP). The research also pointed out as the most difficulty for the achievement of teaching quality in the school the divergent views of people involved in the research about quality and the low participation of families and community in the projects of the educational institution.
Keywords: Qualidade de ensino
Escola pública
Teaching quality
Public school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6203
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GONÇALO FERREIRA PARNAÍBA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfGonçalo Ferreira Parnaíba. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 812.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.