Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFOCKING, G. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255745251514223pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, M. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459797138770378pt_BR
dc.contributor.advisor2ROCHA NETO, José Sérgio da.-
dc.contributor.advisor2IDROCHA NETO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9085919442313408pt_BR
dc.contributor.referee1DORIA NETO, Adriao Duarte.-
dc.contributor.referee2PERKUSICH, Angelo.-
dc.contributor.referee3COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.referee4ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.-
dc.description.resumoProjetar experiências de aprendizagem eficientes para a execução de tarefas complexas, demanda a seleção de diferentes estilos de aprendizagem. Um projeto instrucional deve delimitar o objetivo de aprendizagem e apontar para as estratégias instrucionais mais adequadas. Esta é uma atividade complexa para os profissionais responsáveis pelo planejamento de programas de capacitação na indústria, os quais não têm formação em assuntos didático-pedagógicos. Nestas condições, aplicam modelos de treinamento que não favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências e consequentemente não alteram significativamente os índices de desempenho já existentes. Um dos desafios na elaboração do projeto instrucional de treinamentos em ambientes de e-learning é a seleção adequada de estratégias e recursos para construir módulos de aprendizagem de qualidade. Por outro lado, os avanços tecnológicos introduziram novas formas de treinamento, presencial e à distância, em ambientes de e-learning. Estas tecnologias ampliam as condições de realização da instrução e oferecem a oportunidade de um aprendizado independente e autônomo, reduzindo os custos do treinamento presencial. O objetivo desta pesquisa é apoiar a elaboração de treinamentos teóricos e práticos de operadores de sistemas elétricos, com o suporte de ambientes de e-learning, simuladores e laboratórios virtuais. Neste estudo foram criados Modelos de Módulos de Aprendizagem baseados em fatos coletados durante a pesquisa e na literatura consultada. Os modelos elaborados visam o treinamento em situações de rotina e de contingências. Como resultado da pesquisa foi proposta uma metodologia para apoiar a seleção de estratégias e recomendar modelos de módulos de aprendizagem. A metodologia é fundamentada em uma ontologia de módulos de aprendizagem, a qual relaciona estilos e estratégias de aprendizagem com o domínio do conhecimento, o contexto da tarefa, objetivos de aprendizagem, recursos instrucionais e ferramentas computacionais para formalizar os modelos de módulos, além de incorporar o conhecimento sobre os processos de cognição, percepção, ação e comunicação, fundamentais à execução da tarefa durante um treinamento. No texto são apresentados dezesseis modelos de módulos de aprendizagem e os respectivos sistemas de avaliação da aprendizagem e de desempenho. Como resultado do apoio à seleção de estratégias instrucionais e orientação na criação de modelos, foi observada uma diminuição no tempo gasto na construção do projeto instrucional de módulos de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProposição de modelo instrucional para suporte à capacitação de operadores de sistemas elétricos em ambientes de e-learning.pt_BR
dc.date.issued2015-03-27-
dc.description.abstractDesigning effective learning experiences for the implementation of complex tasks demands the selection of different learning styles. An instructional design should specify the learning objective and point to the most appropriate instructional strategies. This is a complex activity for professionals in charge of planning training programs in the industry, who have no background in didactic and pedagogical issues. In those circumstances, they apply training models that do not favor the development of skills and competencies and therefore do not significantly alter the existing performance indicators. One of the challenges in developing the instructional design for e-learning environments is the selection of adequate strategies and resources to build quality learning modules. On the other hand, technological advances have introduced new training resources, both for the classroom and distance learning in e-learning environments. These technologies extend the conditions for implementing the teaching process and offer the opportunity of an independent and autonomous learning, reducing the classroom training costs. The objective of this research is to support the development of theoretical and practical training for electrical system operators, with the support of e-learning environments, simulators and virtual labs. In this study Learning Modules Models were created based on facts collected during this study and in the literature. The models built were aimed at training in routine operations as well as during contingency situations. As a result of this research it was proposed a methodology to support the selection of strategies and the recommendation of models for learning modules. The methodology is based on an ontology of learning modules, which relates learning styles and strategies to: the domain knowledge, task context, learning objectives, instructional resources and computational tools to formalize the modules’ models, and to incorporate the knowledge about: the cognitive processes, perception, action and communication, all fundamental to task execution during training. In this text are also presented sixteen learning modules models as well as the respective evaluation systems of learning and performance. As a result of the guidance during the selection of instructional strategies and model building, it was observed a decrease in the time spent on building the learning modules instructional design.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6215-
dc.date.accessioned2019-08-26T20:03:47Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-26T20:03:47Z-
dc.typeTesept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFOCKING, Gerson Pesente.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposed instructional model to support the training of electrical system operators in e-learning environments.pt_BR
dc.identifier.citationFOCKING, Gerson Pesente. Proposição de modelo instrucional para suporte à capacitação de operadores de sistemas elétricos em ambientes de e-learning. 2015. 151f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERSON PESENTE FOCKING - TESE PPGEE 2015.pdfGerson Pesente Focking- Tese de Doutorado PPGEE 20153.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.