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Title: Gestão pública e educação: a criação do prêmio escola de valor na Paraíba.
Other Titles: Public management and education: the creation of value school award in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Temistocles Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Darcon.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CALDAS, Patrícia Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CANDIDO, Gesinaldo Ataíde.
Keywords: Administração pública;Gestão Pública;Educação;Escola de Valor;Public Administration;Public management;Education;School Value
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Temistocles Rafael. Gestão pública e educação: a criação do prêmio escola de valor na Paraíba. 2014. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6217
???metadata.dc.description.resumo???: A administração pública brasileira tem passado por diversas transformações nas últimas décadas. A população mais informada devido aos avanços tecnológicos, a popularização da internet e também devido ao processo de globalização tem exigido de seus governantes mais responsabilidade na administração dos interesses públicos. Uma gestão pública mais eficiente e voltada para o cidadão tem sido pauta de debates por todo país. Sendo assim surgiram no Brasil a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), criada em 1986, e ONG’s como o INDG (Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial), hoje com o nome de FALCONI, e o MBC (Movimento Brasil Competitivo) com o objetivo de capacitar os gestores públicos para os novos desafios encontrados. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores das escolas estaduais do município de Campina Grande sobre um programa do governo do Estado da Paraíba, chamado Escola de Valor, que tem sido um diferencial na educação pública do Estado. Para o estudo foram aplicados dois questionários com os gestores das escolas públicas estaduais, sendo um questionário com os gestores das escolas que receberam a premiação e outro com os gestores das escolas que não foram contempladas. Esses questionários serviram como base para entender os anseios dos mesmos quanto ao programa, sua efetividade, de que forma o programa contribuiu para uma melhora concreta dentro da escola entre alunos, professores e funcionários, enfim, qual a contribuição relevante que o programa deixou. Os resultados evidenciaram que ainda falta muito a avançar na área da educação, algo fundamental em qualquer país, mas que a atitude mostrada com a criação dessa premiação é sim um grande avanço para a melhoria do sistema. Num olhar holístico, o programa é plausível, porém precisa de melhorias que devem ser analisadas pelos responsáveis na elaboração do mesmo. Tais sugestões foram apresentadas neste trabalho com o objetivo de promover a melhora do prêmio Escola de Valor.
Abstract: The Brazilian public administration has undergone several transformations over the past decades. The more up-to-date population due to technological advances, the worldwide spread of the Internet and due to the globalization process, has demanded more accountability from their rulers in the administration of public interests. A more focused and efficient public administration to citizens has been the agenda of debates throughout the country. Therefore, in 1986 began the Brazilian NSPA (National School of Public Administration), and NGOs as NIMD (National Institute for Management Development) - today named as FALCONI, and the CBM (Competitive Brazilian Movement) addressed to training public managers to the new challenges encountered. In this sense, the present study aims to analyze the perception of managers of state schools in the municipality of Campina Grande about a Paraiba State Government Program, entitled School Value, which has been a positive gap in State public education. For the research, two questionnaires were applied to the public schools managers, a questionnaire to the schools managers that participated in the awards and another for the schools that were not addressed. These questionnaires were used as a foundation for understanding the desires of managers about the program, its effectiveness, how the program subsidized to a concrete school improvement among students, teachers and staff, in simple terms, which was the significant contribution that the program accomplished? The results revealed that there is still much to advance in education, an imperative condition in any country, however the attitude evidenced by the creation of this award is rather a long way toward improving the system. In a holistic perspective, the program is conceivable, but needs improvement, which should be considered by those responsible for its formation. These suggestions were presented in this work with the goal of promoting the upgrading of School Value award.
Keywords: Administração pública
Gestão Pública
Educação
Escola de Valor
Public Administration
Public management
Education
School Value
???metadata.dc.subject.cnpq???: Curso de Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6217
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