Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6226
Title: Tessituras da liberdade. A (re) construção das teias relacionais dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional do Adolescente (CEA-PB).
Other Titles: Textures of freedom. The (re) construction of relational webs of adolescents deprived of liberty at the Adolescent Educational Center (CEA-PB).
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Alessa Cristina Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vanderlan Francisco.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Silvana de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TELLA, Marco Aurélio Paz.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BATISTA, Mércia Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee5???: GUTIÉRREZ, Mônica Loudes Franch.
Keywords: Adolescentes;Instituição Total;Estigma;Vínculos Sociais;Centro Educacional do Adolescente - CEA;Estratégias de Sobrevivência;Teenagers;Total Institution;Stigma;Social Links;Adolescent Educational Center - CEA;Survival Strategies
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Alessa Cristina Pereira de. Tessituras da liberdade. A (re) construção das teias relacionais dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional do Adolescente (CEA-PB). 2014. 273f. (Tese) Doutorado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6226
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese tem como objetivo compreender os processos de construção de vínculos sociais a partir das respostas e das estratégias de (sobre) vivência que permeiam as sociabilidades dos distintos grupos de indivíduos que se encontram cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade no CEA – Centro Educacional do Adolescente, localizado na cidade de João Pessoa, PB. O marco teórico que dá subsídios para a realização desse estudo consiste nas contribuições teóricas de Foucault sobre as “instituições austeras” ou “instituições disciplinares”, em diálogo com as reflexões de Goffman no tocante as “instituições totais” e as interações vivenciadas por indivíduos estigmatizados, bem como as análises de Bourdieu a respeito das distinções na sociedade contemporânea. A pesquisa foi realizada através de um trabalho de campo no CEA. Nesta, foram realizadas observações espontânea e participante, além de coleta de dados documentais e da realização de entrevistas semiestruturadas com adolescentes e funcionários. A análise qualitativa das entrevistas buscou assimilar os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos que permeiam as formas de sociabilidade dos adolescentes internos. Para entender a ‘dimensão estrutural’ sob a qual essas sociabilidades são delineadas o CEA foi analisado como um campo, no interior do qual os indivíduos estão situados em posições desiguais e participam de relações de poder específicas, através de vários marcadores, alguns deles, estigmatizantes. A subjetividade inerente ao modo como os adolescentes interpretam sua condição e assumem identidades nesse contexto foi buscada através do ordenamento dos elementos valorizados por cada um deles para pensar a sua trajetória de vida e planejar o futuro. Conclui-se que no CEA, a experiência da internação, como cumprimento de medida socioeducativa, ultrapassa os processos de “mortificação e/ou disciplinarização” do eu, discutidos por Goffman (1999) e Foucault (1996). Ou seja, o processo de internação dos adolescentes nesta instituição caracteriza-se como uma fase onde se tecem estratégias de sobrevivências a partir das tramas relacionais instituídas, que perpassam o tempo/espaço da internação.
Abstract: This thesis aims to understand the processes of building social links from the responses and strategies about experience that permeate the sociabilities of distinct groups of individuals who are at the social educative process deprivation of liberty at CEA - Teenager’s Educational Center, located in João Pessoa city, PB . The theoretical framework that subsidizes the achievement to conduct this study is Foucault’s theoretical contributions about the "austere institutions" or "disciplinary institutions", in harmony with Goffman’s reflections as to the "total institutions" and the interactions experienced by stigmatized individuals as well as Bourdieu’s analyzes about the distinctions in contemporary society. The survey was carried through a fieldwork at CEA. Which spontaneous and participant observations were conducted in addition to documental data collection and conducting semi-structured interviews with teenagers and staff. The qualitative analysis of the interviews aimed at assimilating the objective and subjective aspects which underlie the ways of sociability of the reclusive teenagers. In order to understand the 'structural dimension' in which these sociabilities are outlined CEA was analyzed as a field, where individuals are situated in unequal positions and take part in specific power relations through several pointers , some of them , stigmatizing. The inherent subjectivity about the way teenagers comprehend their condition and assume identities in this context was through the ordering of valued elements by each of them to think their way of life and plans for the future .From what has been considered, it can be realized that at CEA , the experience of reclusion, as compliment of social educative processgoes beyond the "mortification and / or disciplining " process of each person , argued by Goffman (1999) and Foucault (1996). That is, the process of teenagers reclusion in this institution is characterized as a stagein which they edify survival strategies from established relational experiences that underlie the time/space of reclusion.
Keywords: Adolescentes
Instituição Total
Estigma
Vínculos Sociais
Centro Educacional do Adolescente - CEA
Estratégias de Sobrevivência
Teenagers
Total Institution
Stigma
Social Links
Adolescent Educational Center - CEA
Survival Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6226
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSA CRISTINA PEREIRA DE SOUZA - TESE PPGCS CH 2014.pdfAlessa Cristina Pereira de Souza - Tese PPGCS CH 20142.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.