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dc.creator.IDBEZERRA, A. K. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758878371663831pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como a imagem pública de Lula durante o ano de 2002 eleições presidenciais foram construídas. Consciente de que a análise da imagem pública de um político que ativo há mais de duas décadas também deve ser visto em relação à história de tal trajetória, achamos de grande importância rastrear historicamente a posição pública dessa imagem ao longo de quatro candidaturas. Examinamos a construção da imagem pública de Lula dos vídeos transmitidos durante a campanha eleitoral na TV e o uso de sua imagem por principais instituições nacionais de imprensa escrita. Em um primeiro momento e através do uso de uma análise bibliográfica discutimos a interação entre mídia e política, bem como a novos cenários de práticas políticas modernas resultantes dessa relação. Então estudamos o dados empíricos para aprender sobre a construção da imagem de Lula, bem como da para o cenário público, seguimos a progressão dessa imagem em transição durante suas três primeiras candidaturas, em 1989, 1994 e 1998, para finalmente observar a apresentação de uma imagem que foi reconfigurado estrategicamente em termos de recursos de fala e mídia para o ano de 2002 eleições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais-
dc.titleMídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.description.abstractThe present work has the objective to analyze how Lula's public image during the 2002 presidential elections was built. Aware that the the analysis of a politician's public image who has been active for more than two decades must also be seen in relation to the history o f such a trajectory, we found o f a great importance to historically track down the public position o f this image throughout four candidacies. We examined the construction of Lula's public image from the videos broadcasted during the electoral campaign on TV and the use of his image by the main national written press institutions. At a first moment and through the use of a bibliographical analysis we discussed the interaction between media and politics as well as the new settings of modern political practices resulting from this relation. Then we studied the empirical data to learn about the construction of Lula's image as well as his policital party's for the public scenario, next we followed the progression of this image in transition during his first three candidacies, in 1989, 1994 and 1998 to finally observe the presentation of an image which was strategically reconfigured in terms of speech and media resources for the 2002 elections.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229-
dc.date.accessioned2019-08-27T13:02:21Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T13:02:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEleições Presidenciais de 2002-
dc.subjectSilva, Luiz Inácio Lula da-
dc.subjectMídia e Política-
dc.subjectVisibilidade Pública-
dc.subjectImagem Pública-
dc.subjectRepresentação Política-
dc.subject2002 Presidential Elections-
dc.subjectMedia and Politics-
dc.subjectPublic Visibility-
dc.subjectPublic Image-
dc.subjectPolitical Representation-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Ada Kesea Guedes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMedia and politics: an analysis of Lula's public image construction in the 2002 presidential elections.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Ada Kesea Guedes. Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. 2006. 219f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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