Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2LattesLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.description.resumoO tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios docentes na educação escolar de autistas.pt_BR
dc.date.issued2018-07-27-
dc.description.abstractThe theme of this work is the relationship between autism and education, and aims to identify challenges faced by regular school teachers in the inclusion of autistic students. The theoretical framework is based on authors such as Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva and Bianchi. This is the result of an exploratory study built with the application of bibliographic research. Ten articles were selected between national and international that attended the inclusion criteria, whose bibliographies would approach the relation between autism and education. For data analysis, was used the construction of categories, from which it was possible to identify the most common obstacles found in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The results showed that such inclusion is still a new reality for teachers, who are, for the most part, unprepared due to a lack of professional and continuing education. Besides that, the lack of knowledge regarding not only inclusion criteria, but also autism itself, its characteristics and development, make it difficult for the educators to intervene adequately. However, it can be said that the inclusion of these students, although not a simple process, is possible. This research points out the obstacles that may arise for the teacher, as also draws attention to the urgency of investments in teacher training, being this responsible for most of the problems related to inclusion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230-
dc.date.accessioned2019-08-27T13:32:52Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T13:32:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Germana Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Challenges in Autistic School Education.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERMANA ALVES PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfGermana Alves Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.603.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.