Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.description.resumoEste estudo objetivou discutir as contribuições da afetividade na relação professoraluno para o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos da pesquisa centraram-se em analisar como a afetividade na relação professor-aluno contribui no desenvolvimento do processo de aprendizagem; caracterizar a relação professor-aluno e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem; identificar a compreensão dos professores acerca da importância da afetividade; descrever as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para efetivar tal trabalho, realizamos observações em sala de aula e entrevistas individuais com 04 professoras que atuam no 2º, 3º 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, estadual, da cidade de Cajazeiras-PB. Compreendemos ser relevante a afetividade na relação professor-aluno para que o processo de ensino aconteça de modo favorável à aprendizagem do educando e ao trabalho do professor, pois quando essa relação é pautada pelo respeito, diálogo e afeto, facilita a interação entre alunos e professores, bem como o desenvolvimento de ambos. Através das observações em sala de aula e das entrevistas com as professoras pudemos compreender que a afetividade na relação professor-aluno contribui de maneira significativa no processo de ensinoaprendizagem e, desse modo, facilita tanto a aprendizagem dos discentes como o trabalho diário do professor. Neste sentido, este estudo nos levou a refletir acerca do importante papel do professor enquanto mediador do conhecimento junto aos alunos e como este pode contribuir para facilitar a aprendizagem discente, transformando a sala de aula num ambiente harmonioso, de diálogo e aprendizagem, considerando a afetividade como fator importante para este processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAfetividade na relação professor-aluno: implicações no processo de aprendizagem discente.pt_BR
dc.date.issued2017-09-06-
dc.description.abstractThis study aimed to discuss the contributions of affectivity in the educational relation between teacher and student to the teaching-learning process in the Initial Years of Elementary School. The objectives of this research focused on analyzing how affectivity in the teacher-student educational relation contributes to the development of the learning process; to characterize the teacher-student educational relation and the contributions to the teaching-learning process; to identify the teachers' understanding about the importance of affectivity; to describe the contributions of affectivity in the teaching-learning process of the students. To accomplish this work, we carried out observations in the classroom and individual interviews with 04 female teachers who work in the second, third and fourth years of Elementary School, in a public and state school, from Cajazeiras-PB city. We understand that the affectivity is very important in the teacher-student educational relation so that the teaching process occurs favorably to the student's learning and the teacher’s work, because when this relation is guided by respect, dialogue and affection, it facilitates the interaction between students and teachers, as well as the development of these individuals. Through observations in the classrooms and interviews with the female teachers, we can understand that affectivity in the educational relation between teachers and students contributes significantly to the teaching-learning process and, thus, facilitates both student learning and the teacher's daily work. In this sense, this study allowed us to reflect on the important function of the teacher as mediator of knowledge with students, and how this professional can contribute to facilitate the student learning, transforming the classroom in a harmonious environment, as well as in a dialogue and learning place, considering the affectivity as an important factor for this process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6231-
dc.date.accessioned2019-08-27T14:07:51Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T14:07:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação professor - alunopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher - student relationshippt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDROZA, Maria de Fátima Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAffectivity in the teacher-student relationship: implications for the student learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.identifier.citationPEDROZA, Maria de Fátima Lopes. Afetividade na relação professor-aluno: implicações no processo de aprendizagem discente. 2017. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA LOPES PEDROZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMaria de Fátima Lopes Pedroza. Monografia Pedagogia CFP. 2017. 2017.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.