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dc.creator.IDPESSOA, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099291982963417pt_BR
dc.contributor.advisor1NOVIKOFF, Cristina.-
dc.contributor.advisor1IDNOVIKOFF, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Frsncisca .-
dc.contributor.referee2BATISTA, Maria Thais de Oliveira-
dc.description.resumoO texto versa sobre as contribuições de Maria Montessori à Educação Infantil, bem como seu impacto na contemporaneidade. Apresentar-se-á uma revisão na metodologia pedagógica do método montessoriano, como proposta de análise crítica sobre a significação do ser criança e suas diferentes formas de aprender. A pergunta de partida é sobre quais são os entendimentos das professoras da Educação Infantil sobre o método montessoriano? Como são as práticas das professoras e como o aluno reage a esta forma de ensino? O pressuposto a ser observado será de que devem estar alinhadas duas condições de desenvolvimento do método montessoriano, ou seja, a de que as crianças precisam de espaços apropriados para expressar de modo livre e participativo para aprender e os professores precisam conhecer e organizar as aprendizagens dentro desse preceito montessoriano. Objetivamos compreender o método pedagógico montessoriano a partir do confronto entre a literatura e a prática de professoras da rede pública de ensino, de modo a analisar a eficiência das propostas pedagógicas para o ensino e aprendizagem diante de um contexto social contemporâneo. Trata-se de um estudo qualitativo, com ancoragem nas dimensões de pesquisa propostas por Novikoff (2010). Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas, pesquisas bibliográficas e documental, bem como a abordagem descritiva de campo, utilizando instrumentos da observação estruturada ou sistemática, não participante e naturalista, com entrevistas aos professores da rede pública de ensino da Educação Infantil. A entrevista foi pautada na história oral temática (MEIHEY; RIBEIRO, 2011). Conforme a pesquisa obtivemos a compreensão de que mesmo os professores não tendo um conhecimento abrangente sobre o Método Montessoriano encontramos raízes do método nas práticas pedagógicas das professoras participantes da pesquisa, assim consideramos que a metodologia utilizada em sala de aula, fundamentada no Método Montessoriano colabora no desenvolvimento de uma educação de qualidade. Assim, esperamos contribuir com as discussões sobre as melhores possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMétodo pedagógico montessoriano contemporâneo e suas implicações na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2017-09-11-
dc.description.abstractThe textdeals with the contributions of Maria Montessori to Early Childhood Education, as well as its impact in contemporary times. A review of the pedagogical methodology of the Montessori method will be presented, as a proposal for a critical analysis on the meaning of being a child and its different ways of learning. The starting question is what are the understandings of the pre-school teachers about the Montessori method? How are the teachers' practices and how does the student react to this form of teaching? The assumption to be observed is that two conditions must be aligned for the development of the Montessori method, that is, that children need appropriate spaces to express freely and participatory to learn and teachers need to know and organize learning within of this Montessori precept. We aim to understand the Montessori pedagogical method from the confrontation between literature and the practice of teachers of the public school system. This is a qualitative study, with anchorage in the research dimensions proposed by Novikoff (2010). For the development of the research, bibliographical and documentary researches were used, as well as a descriptive field approach, using structured or systematic, nonparticipant and naturalistic observation instruments, with interviews with the teachers of the public school of early childhood education. The interview was based on oral thematic history (MEIHEY; RIBEIRO, 2011). Thus, we hope to contribute to the discussions on the best possibilities for the development of student learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6233-
dc.date.accessioned2019-08-27T14:43:21Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T14:43:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMétodo pedagógico montessorianopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem-método montessorianopt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectMontessorian pedagogical methodpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMontessorian Teaching and Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPESSOA, Astânia Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContemporary Montessorian pedagogical method and its implications for early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationPESSOA, Astânia Ferreira. Método pedagógico montessoriano contemporâneo e suas implicações na educação infantil. 2017. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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ASTÂNIA FERREIRA PESSOA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfAstânia Ferreira Pessoa. Monografia Pedagogia. CFP 2017.546.28 kBAdobe PDFView/Open


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