Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
Title: A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
Other Titles: Affectivity in the teaching-learning process: aspects constitutive factors in adult / child mediation.
???metadata.dc.creator???: PARNAÍBA, Edna Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CESÁREO, Danilo de Sousa.
Keywords: Afetividade;Relação família-escola;Aprendizagem;Desenvolvimento integral;Affection;Family-school relationship;Learning;Integral Development
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PARNAÍBA,Edna Ferreira. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. 2018. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa se propõe a discutir e analisar a relação estabelecida entre afetividade, aprendizagem, família e escola. Entendendo que a afetividade e a aprendizagem devem andar juntas no processo de desenvolvimento do indivíduo em parceria com a família e a escola. Diante de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, abordamos questões relevantes no que se refere a estas relações e o desenvolvimento da criança, enquanto ser histórico, cultural, emocional e social, integrada a uma sociedade. A pesquisa de campo consistiu na utilização de quatro tipos de instrumentos de coletas de dados, são eles: Questionário sociodemográfico; Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Entrevista semiestruturada; e O Teste do Par Educativo (TPE). O público alvo da pesquisa foi constituído por: duas professoras do Ensino Fundamental I; 17 alunos do Fundamental I, dispostos em duas turmas multiseriadas; 16 pais/responsáveis e a gestora da escola de uma escola multiseriada no município de Santa Helena PB. Tendo como principal objetivo, apreender e analisar as implicações da afetividade na formação da criança a partir da sua relação com a família e a escola. Com base na pesquisa bibliográfica e a partir da análise dos dados, podemos concluir que a mediação adulto/criança é constituída por diversos elementos, alguns são tão simples que podem passar despercebidos, mas que fazem grande diferença. Os resultados apontam para necessidade, cada vez maior, de interação positiva e da união entre a família e a escola, para a maximização do desenvolvimento integral dos alunos/crianças.
Abstract: This paper proposes to discuss and analyze the relationship established between affectivity, learning, family and school. Considering that affectivity and learning must be interconnected in the process of individual‟s development in partnership with family and school. Faced with a bibliographical survey and field research, was addressed relevant issues regarding to these relationships and the development of the child, as a historical, cultural, emotional and social being integrated into a society. The field research consisted in the use of four types of instruments of data collection, such as: Socio-demographic questionnaire; Free Word Association Test (TALP); Semi structured interview; and The Educational Pair Test (TPE). The target audience of the research was constituted by: two primary school teachers ; 17 students from primary school, arranged in two multiseriate classes; 16 parents / guardians and the school manager of a multi-grade school in Santa Helena city Paraíba state. The main objective was, to apprehend and to analyze the implications of the affectivity in child formation from its relation with the family and school. Based on the bibliographic research and from data analysis, was conclude that adult / child mediation consists of several elements, some of them are so simple that they may go unnoticed, but that make a big difference. The results point to the growing need for positive interaction and the union between the family and school, in order to maximize the integral development of students / children.
Keywords: Afetividade
Relação família-escola
Aprendizagem
Desenvolvimento integral
Affection
Family-school relationship
Learning
Integral Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA FERREIRA PARNAÍBA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfEdna Ferreira Parnaíba. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.