Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PARNAÍBA, R. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967283194884674 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo. | |
dc.contributor.advisor1ID | ALVES, C. C. E. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega. | |
dc.contributor.referee2 | VASCONCELOS , Santiago Andrade. | |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta algumas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Geografia na formação inicial docente de licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e tem como objetivo analisar a relevância do programa na integração universidade/escola, por meio de um estudo de caso na Escola Estadual Professor Crispim Coelho. Onde observamos o funcionamento e a dinâmica escolar, além do desenvolvimento de suas ações no âmbito escolar, e a partir dessas verificarmos a importância e suas contribuições do PIBID na formação do bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Geografia. O programa demonstrou favorecer um período de vivência maior pelos bolsistas nas escolas contribuindo com sua formação de forma que possam interagir e vivenciar práticas docentes; na formação/construção da identidade docente; no desenvolvimento da reflexividade docente, visão critica/profissional e formação do professor pesquisador contribuindo para a qualidade do ensino dos alunos da Educação Básica. Concluímos que o PIBID oportuniza mais possibilidades na formação de um profissional crítico reflexivo, capaz de desenvolver competências e possíveis estratégias de relacionar o cotidiano com os conteúdos valorizando as individualidades das realidades do aluno, contextualizando-as, favorecendo a construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | This work presents some contributions of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) Geography subproject in initial teacher training undergraduate Teacher Training Center (VTC) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), and is analyze the relevance of the program to integrate university / school, through a case study at the State school professor Crispim Coelho. Where we observe the functioning and school dynamics, and the development of their actions in schools, and from these verify the importance and its PIBID contributions in the initiation of market formation the teaching of geography subproject. The program has shown favor a longer period of experience for the fellows in helping schools with their training so that they can interact and experience teaching practices; the formation / construction of teacher identity; the development of teacher reflexivity, critical view / professional and teacher education researcher contributing to the quality of teaching of basic education students. We conclude that the PIBID gives opportunity more possibilities in forming a reflective critical professional, able to develop skills and possible strategies to link the everyday with the contents valuing the individuality of the realities of the student, contextualizing them, favoring the construction of knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6236 | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T15:47:32Z | |
dc.date.available | 2019-08-27 | |
dc.date.available | 2019-08-27T15:47:32Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships | pt_BR |
dc.subject | Geography Teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PARNAÍBA, Raquel Correia. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Geography teacher education: a case study in the experiences of PIBID at CFP / UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PARNAÍBA, Raquel Correia. Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL CORREIA PARNAÍBA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2016.pdf | Raquel Correia Parnaíba. TCC. Licenciatura em Geografia 2017 | 693.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.