Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee3ARAÚJO, Ednaura Almeida de.-
dc.description.resumoNeste estudo intitulado Formação Continuada de Professores: Entre a Teoria e a Prática, buscou-se compreender a importância da formação continuada no processo educativo, a fim de refletir sobre as concepções de educação construídas por educadores. Procurou-se identificar como esses processos de formação contribuem para a transformação do agir docente, além de investigar os fatores que influenciam no desenvolvimento da prática educativa, destacando a importância da unidade entre a teoria e a prática na atuação docente. O que motivou a escolha do tema, além da intenção em compreender a importância da formação continuada para o exercício da prática pedagógica, foi a necessidade de refletir sobre o papel da teoria para a prática do professor. O locus de investigação foram duas Escolas Municipais localizadas no município de Vieirópolis- PB. A metodologia utilizada foi constituída por uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir das contribuições de autores como: Freire (1996); Gatti (1997); Sacristán (1999); Nóvoa (2002); Ramalho (2004); Diniz (2006); Tardif (2008) Pimenta (2008); Franco (2008); Nunes (2009); Veiga (2009); entre outros, que possibilitou o contato direto com obras, artigos e documentos relativos à temática abordada. Procedeu-se também a uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa buscando responder aos objetivos propostos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada por acreditar que os objetivos propostos na pesquisa são bem mais compreendidos quando há interação social entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador. O trabalho contou com a participação de quatro professoras efetivas da Secretaria de Educação do referido município, que se propuseram a colaborar como sujeitos da investigação. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que os professores consideram a formação continuada relevante para a atução docente, uma vez que para eles essa formação garante melhor qualificação profissional. Verificou-se também que as docentes veem a teoria como algo imprescindível para o desenvolvimento de uma prática pautada na qualidade de ensino. Ainda demonstrou que existe certa preocupação por parte das docentes, no que se refere aos programas de formação contínua oferecidos pelos governos, já que nem todas têm acesso a eles. A pesquisa ainda revelou que a categoria docente se sente insatisfeita no que se refere às questões salariais, pois acreditam que a remuneração não condiz com os trabalhos por eles realizados. Mesmo diante de alguns fatores negativos, os professores se mostraram confiantes e se diziam realizados na profissão que escolheram exercer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação Continuada de professores: entre a teoria e a prática.pt_BR
dc.date.issued2014-09-09-
dc.description.abstractOn this research monographic entitled Continuing Teacher Education: between theory and practice, we sought to understand the importance of continuing education in the educational process in order to reflect on the conceptions of education that has been constructed by educators. Also sought to identify how the processes of continuous formation contributing to the transformation of the teaching act, in addition to investigating the factors that influence directly in the development of educational practice. Still we attempted to reflect on the importance of theory and practice in teacher performance. What motivated the choice of theme, beyond the intention to better understand the importance of teacher continuing education for the exercise of pedagogic practice was the need to reflect on the role of theory in teacher practice. Had the locus of research Schools, both located in the municipality of Vieirópolis-PB. The methodology used for this study was a bibliographic in which, allowed direct contact with works, articles or documents related to the theme. The study in reference it is about a field research with descriptive qualitative themed approach that sought to measure answer the objectives proposed on this work. As regarding to the instruments used the development of research with data collection used to one semi-structured interview for believing the goals proposed in this research are well understand when there is more social interaction between the research subjects and the researcher. This work also include the participation of four effectives teachers of Department of Education of municipality, that was proposed to cooperate with related investigations to the introduced theme. In relation results obtained it was found the teaches consider continuing formation as being of a great importance to the teaching act, since for them this formation ensures better professional qualification. Verified too the teachers see the theory as something essential to development of practice founded on the quality of teaching in the classroom. Also demonstrated that there is some concern on the part of the teaching workforce, with regard to continuing education programs offered by governments, since not everyone has access to such programs and according to them, this is because of poor distribution and little regulation around this issue. The survey also revealed that the teaching category feels dissatisfied with regard to salary issues, as they believe that the numbers don’t match the work done by them. Even with some negative factors, still showed the teachers said they were confident and realized in their chosen profession exercisept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6237-
dc.date.accessioned2019-08-27T16:25:52Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T16:25:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores – formação continuadapt_BR
dc.subjectFormação de professores – teoria e práticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeachers - continuing educationpt_BR
dc.subjectTeacher Education - Theory and Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAMPLONA, Francisca Marta.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContinuing teacher education: between theory and practice.pt_BR
dc.identifier.citationPAMPLONA, Francisca Marta. Formação Continuada de professores: entre a teoria e a prática. 2014. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA MARTA PAMPLONA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfFrancisca Marta Pamplona. Monografia Pedagogia. CFP 2014.599.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.