Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6238
Title: PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência.
Other Titles: PIBID pedagogy and the school: partnership and teaching learning.
???metadata.dc.creator???: PEDROZA, Tatiana Mendes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA , Belijane Marques.
Keywords: Formação de professores;Prática docente;Aprendizagem;PIBID;Teacher training;Teaching practice;Learning
Issue Date: 4-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEDROZA, Tatiana Mendes. PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo traz uma reflexão acerca da relação entre a universidade e a escola como uma parceria necessária para aprendizagem da docência de estudantes do Curso de Pedagogia, a partir da visão de professoras das escolas parceiras onde o PIBID atua. Esse trabalho tem como problema de pesquisa: Como os professores, que acompanham os bolsistas de iniciação à docência, veem a parceria entre a escola – universidade e as atividades realizadas durante os plantões pedagógicos para a formação do graduando em Pedagogia. Para respondermos a este questionamento traçamos como objetivos: Analisar a parceria entre professores e bolsistas (ID) para que ocorra efetivamente a aprendizagem da profissão docente dentro do contexto escolar, como também discutir o mapeamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem para participar dos plantões pedagógicos, a partir das percepções dos professores, identificar as principais metodologias utilizadas pelos professores no acompanhamento dos alunos em sala de aula e refletir a percepção dos professores com a relação às ações realizadas nos plantões pedagógicos. Para a revisão de literatura, utilizamos os seguintes autores: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos (2012), Borges; Fontoura (2010), Silva (2014), Anjos; Costa (2012) dentre outros para fundamentar a importância do PIBID, bem como a formação de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada a partir de um questionário contendo oito questões, tendo como sujeitos 4 (quatro) professoras acompanhadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de quatro escolas parceiras, da cidade de Cajazeiras/PB. Destacamos, durante toda a escrita do trabalho, a relevância da parceria entre a universidade e a escola durante o processo de formação, levando em consideração a troca de experiências, bem como a relação teoria e prática na escola. Por fim, vimos que as professoras se sentem parte da formação docente dos bolsistas através do acompanhamento nas atividades e todas reafirmam a importância dos alunos de graduação participarem de momentos como este de aprendizagem de forma efetiva no cotidiano escolar.
Abstract: The present study brings a reflection about the relationship between the university and the school as a necessary partnership to learn the teaching of students of the Pedagogy Course, from the perspective of teachers from the partner schools where PIBID operates. This work has as a research problem: How the teachers, who accompany the scholarship recipients, see the partnership between the school - university and the activities carried out during the pedagogical sowings for the graduation of the graduate in Pedagogy. In order to answer this question, we have as objectives: To analyze the partnership between teachers and ID scholarship holders in order to effectively learn the teaching profession within the school context, as well as to discuss the mapping of students with learning difficulties to participate in teaching, From the teachers 'perceptions, to identify the main methodologies used by the teachers in the follow-up of the students in the classroom and to reflect the teachers' perception of the actions carried out in the pedagogical practices. For the literature review we used the following authors: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos (2012), Borges; Fontoura (2010), Silva (2014), Angels; Costa (2012), among others, to support the importance of PIBID as well as teacher training. The research is qualitative and was based on a questionnaire containing eight questions, with 4 (four) teachers as followers of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grants - PIBID of four partner schools, in the city of Cajazeiras / PB. We emphasize throughout the writing of the work the relevance of the partnership between the university and the school during the training process, taking into account the exchange of experiences as well as the relationship theory and practice in the school. Finally, we saw that the teachers feel part of the teacher training of the scholarship holders through the accompaniment in the activities and all reaffirm the importance of undergraduate students to participate in moments like this one of learning effectively in the school routine.
Keywords: Formação de professores
Prática docente
Aprendizagem
PIBID
Teacher training
Teaching practice
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6238
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA MENDES PEDROZA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdfTatiana Mendes Pedroza - TCC Licenciatura em Pedagogia 2017 1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.