Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, E. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780944130756369pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente estudo intitulado Formação inicial e continua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão, objetivou discutir o processo de formação inicial e continua e os saberes docentes necessários ao exercício da profissão; caracterizar os desafios vivenciados no trabalho docente; identificar as concepções de formação dos docentes nos anos iniciais e refletir a importância dos saberes docentes no exercício da profissão. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, a partir das contribuições teóricas de Campos (2016), Freire (2011), Franco (2008), Imbernón (2006), Ramalho (2004), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Carvalho (1998), entre outros estudiosos e pesquisadores do campo da formação inicial e continua e os saberes docentes. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, com (três) 03 docentes da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal, localizada da cidade de Pombal-PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada composta de onze questões. A partir deste estudo concluiu-se que a formação contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos, qualificando-os para a sua atuação profissional, além de ressignificar suas práticas educativas. Às docentes expressaram à necessidade de um incentivo maior, no tocante a formação contínua, por parte da instituição de ensino, em decorrência das modificações e transformações diárias ocorridas no cenário educacional, o que exige desses profissionais, uma atualização continua e permanente. Consideram os saberes docentes importantes, uma vez que promovem subsídios para desempenhar uma prática pedagógica de qualidade, formando e transformando a realidade das salas de aula, ao utilizarem esses saberes na construção de estratégias que favoreçam um ensino de qualidade. Por fim,vale ressaltar, que a formação inicial, contínua e os diversos saberes contribuem de forma direta, com o processo de ressignificação da prática docente e no enfrentamento dos desafios da profissão docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação inicial e contínua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão.pt_BR
dc.date.issued2019-06-17-
dc.description.abstractThe present study, entitled Initial and Continuing Education and Teaching Knowledge: Challenges Experienced in the Profession, aimed at discussing the process of initial and continuing training and the teaching skills required to practice the profession; characterize the challenges experienced in teaching work; to identify the conceptions of teacher education in the initial years and to reflect the importance of the teaching knowledge in the exercise of the profession. For the accomplishment of this monograph, a bibliographical survey was carried out, starting from the theoretical contributions of Campos (2016), Freire (2011), Franco (2008), Imbernón (2006), Ramalho (2004), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Carvalho (1998), among other scholars and researchers in the field of initial and continuing training and teacher knowledge. A field survey was then carried out, with (three) 03 teachers of early childhood education and initial years of elementary education, in a municipal school, located in the city of Pombal-PB, data were collected from a semi-structured interview composed of eleven issues. From this study, it was concluded that the training contributes to the development of the potentialities of the subjects, qualifying them for their professional performance, in addition to re-signifying their educational practices. Teachers expressed the need for a greater incentive for ongoing training by the educational institution as a result of the daily changes and changes in the educational scenario, which requires these professionals to continuously and permanently update. They consider the teaching knowledge important, as they promote subsidies to perform a quality pedagogical practice, forming and transforming the reality of the classrooms, when using this knowledge in the construction of strategies that favor a quality teaching. Finally, it is worth mentioning that initial and continuous training and the various knowledge contribute directly, with the process of re-signification of teaching practice and in facing the challenges of the teaching profession.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6239-
dc.date.accessioned2019-08-27T16:58:29Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T16:58:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação contínuapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectDesafios da profissão docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectContinuous formationpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectChallenges of the teaching professionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Elana Bento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial and continuing education and teaching knowledge: challenges experienced in the profession.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Elana Bento. Formação inicial e contínua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão. 2019. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANA BENTO RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfElana Bento Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2019.462.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.