Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326914291976622pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho busca fazer uma análise sobre a educação das pessoas surdas e as propostas de adaptações destinadas a atender as especificidades dos alunos com surdez na escola, visando a constituição da subjetividade e socialização. Para essa pesquisa foram utilizado concepções de vários autores como: Damazio e Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Megale (2005), Dorziat (2011) e vários outros. Tem como objetivo identificar como a educação de surdos está pensada nos documentos oficiais e as mudanças nas visões e propostas educacionais destinadas à este público nas últimas décadas. A pesquisa será realizada por meio de um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, bem como sua análise crítica e a produção de novos conhecimentos. Para isso foi feita uma análise dos avanços e retrocessos da educação dos surdos, buscando as contribuições históricas que culminaram na proposta educacional vigente no Brasil. Inicialmente abordamos as experiências educacionais destinadas às pessoas com surdez, em seguida associamos as visões que a sociedade teceu sobre o aluno com base nas perspectivas clínico-terapêutica e na antropológico-cultural. Tratamos das relações entre o bilinguismo e a surdez, levantando questões sobre definições e a classificação do bilinguismo enquanto habilidade individual e como proposta educacional. Por fim delineamos, a concepção de bilinguismo e sua relação com a proposta inclusiva apresentada pelos documentos oficiais. Ao analisarmos os dados observamos que a legislação contempla muitas ações vistas como necessárias para a educação de surdos, no entanto, faz-se necessário repensar a função e a ação da escola e que esta transformação ocorrerá com a ação de todos os envolvidos no processo, sejam eles, a família, os demais alunos, professores, profissionais de apoio à educação e funcionários da escola que cientes da sua relevância no processo, têm a possibilidade de incluir a Libras como uma outra língua a ser utilizada não só no espaço escolar, como na comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA constituição da proposta educativa para surdos: legislação no sistema educacional brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2016-02-26-
dc.description.abstractThe present work sought to make an analysis on education of the deaf people and the proposals of adaptations for attend the deaf students specificities in the school, aimed at the constitution of subjectivity and socialization. For this research was used the many authors conception, seach as: Damazio and Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Megale (2005), Dorziat (2011), among othres. Aims to identify how the deaf education was designed In the oficial documents, in the view of changes and educational proposals for this public in the last few decades. The reseach was held though bibliographic survey relevant to the topic, as well as the critical analysis and the production of new knowledge. Therefore, was made an analyzes of the advances and decline in the deaf education, seeking the historical contributions which culminated in the present educational proposal in the Brazil. Initially, we approach the educational experiences for the deaf people, we associate the views that society formed about the student based on therapeutic clinical perspectives and in the anthropological and cultural. We treat the relations between bilingualism and deafness, raise questions about definitions and classification of the bilingualism as individual skill and educational proposal. Finally, we traced the bilingualism concept and its relation with the inclusive proposal presented by official documents. In assessing observed data that the legislation contains many actions seen as necessary for education of the deaf, however, it is necessary rethinking the role and the action of the school and this transformation occur with the action of all involved in the process, whether they, family, others students, teachers, supporting professional of education and school staff aware of its relevance in the process, they have the possibility of include signals language as another language to be used, not only in the classroom, but in their communities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6240-
dc.date.accessioned2019-08-27T17:05:51Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T17:05:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectOfficial documentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Josefa Luis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe constitution of the deaf educational proposal: legislation in the Brazilian educational system.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Josefa Luis. A constituição da proposta educativa para surdos: legislação no sistema educacional brasileiro. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA LUIS PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfJosefa Luis Pereira. Monografia Pedagogia.CFP 2016.325.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.